Muitas vezes, a gente precisa sentir um problema na pele para identificar uma carência de mercado e uma grande oportunidade de negócios. Assim foi com a Fátima Macedo, fundadora da Mental Clean. Aqui ela conta como descobriu e tornou-se pioneira no segmento de saúde mental do trabalhador e divide seus aprendizados durante sua trajetória empreendedora.
Como surgiu seu interesse pela psicologia?
Comecei a estudar psicologia em 1995, motivada pela traumática vivencia do diagnóstico da doença da minha irmã, que tem transtorno bipolar. Sua doença teve inicio em 1988. Na época os médicos não souberam diagnosticar, demorando cerca de dois anos até o diagnóstico correto. Nesse período a família peregrinou pelas mais diversas especialidades e promessas de cura. A falta de instrução de meus pais, a nossa situação econômica, somadas à falta de conhecimento e capacitação dos profissionais em saúde mental foram obstáculos que geraram o sofrimento da minha família.
Como você identificou a oportunidade de aplicar a psicologia nas empresas?
Atuei na área de Recursos Humanos durante 15 anos. Antes de me formar já atendia em estágio supervisionado e fazia parte do corpo clinico de um ambulatório no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, um dos maiores centros de referencia do Brasil no tema. Na época recebi a indicação de uma funcionária da Kibon (Unilever) com um diagnóstico incorreto de depressão grave. Passei a fazer uma interface com o Serviço de Saúde da empresa que me indicou outros casos graves para avaliação e tratamento. Com a abrangência do meu trabalho, no 2º semestre de 2003 ganhei uma concorrência na Unilever para implantar um modelo de Programa de Saúde. Desenvolvi diversos trabalhos lá, como capacitação das equipes de saúde e treinamento de lideranças para lidarem melhor com as questões de saúde mental de seus funcionários – identificação de algum problema, abordagem adequada, encaminhamento para as áreas de apoio da empresa e acompanhamento adequado. A partir daí formalizei a minha empresa, a Mental Clean, e comecei a trabalhar para diversos outros grandes clientes.
Afinal, o que é a Mental Clean?
A Mental Clean é uma empresa de prestação de serviços na área de Psicologia da Saúde Ocupacional e Saúde Mental do Trabalhador. Possuímos diversos produtos que vão desde a prevenção até a total recuperação do funcionário afastado por problemas emocionais. Entre nossos produtos estão a Implantação de Programa de Saúde Emocional, Ações diversas em Saúde Emocional, como palestras, workshops e oficinas focadas em saúde emocional e qualidade de vida, Programa de Gerenciamento de Estresse e Implantação de Programas de Prevenção e Tratamento de Dependência Química.
Como você se preparou para empreender?
Desde o início eu percebia a carência do mercado por estes serviços, mas só tive uma noção mais realista deste nicho a partir do momento em que contratei uma consultoria de negócios. Até então era muito mais um sonho pessoal e intuitivo com relação ao tamanho do problema. Ter um Plano de Negócios validou meu feeling e, comecei a fazer diversos cursos, procurei orientação de áreas específicas no SEBRAE e fui selecionada para fazer parte de programas de mentoria como o 10.000 Mulheres da FGV/Goldman Sachs e o Winning Woman da EY.
Quais foram os principais desafios do início?
Quanto mais eu me dedicava mais o negócio avançava. Inicialmente trabalhei muito para um único cliente, o que foi muito bom para me especializar ainda mais e depois poder desenvolver o modelo. Com o tempo e o desejo de expansão do negócio, fui me deparando com os maiores desafios, como a falta de entendimento do mercado em relação ao tema. Enfrentei muito preconceito e precisei de muita persistência para quebrar paradigmas. Foi um desafio vender nossos produtos. Segui em frente por acreditar no potencial do negócio. Sentia que tinha um negócio certo na época errada, onde as pessoas ainda não estavam preparadas para falar, olhar e muito menos querer cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho. Precisei ser perseverante para manter o modelo de negócio e não perder a credibilidade simplesmente para vender mais.
Quais foram seus principais aprendizados?
Aprendi que é importante ter cuidado com quem aparentemente conhece mais de negócio do que o dono. Como não tinha experiência em negócios tomei algumas decisões que hoje, mais experiente, não tomaria. Isso me levou a dar algumas voltas desnecessárias e perder um tempo precioso com algumas questões. Posso até considerar algumas sugestões e orientações, mas me guio por aquilo que acredito e vejo como mais importante.
Quais estratégias deram melhor resultado nesta trajetória da Mental Clean?
Manter o modelo de negócios no qual acreditamos e estruturar nossos produtos através de uma metodologia própria. Além disso, atuar com ética e foco na excelência, manter uma equipe em constante atualização e desenvolvimento, conquistar e manter boas parcerias, seja com nossos clientes ou mesmo com empresas parceiras ligadas ao ramo da saúde. Com isso estamos crescendo e ganhando visibilidade no mercado e fortalecendo nossa marca. Passamos a ser conhecidos como a melhor empresa de prestação de serviços em saúde mental do trabalhador.
Quais as vantagens de ser pioneira neste segmento?
O fato de sermos pioneiros nos forçou a construir toda uma metodologia de atuação, baseada num tripé de conhecimento muito sólido: conhecimento acadêmico, conhecimento corporativo e conhecimento da atuação clínica, além de desenvolvermos indicadores para todos os projetos.
Nossos relatórios traduzem a psicologia da saúde ocupacional em números (indicadores de resultado), de forma que a liderança entenda e veja valor agregado. Isso tudo nos traz credibilidade, fortalecimento de nossa imagem e crescimento do negócio.
Nosso mercado de atuação está em franca expansão e, graças à mudança de cultura em relação à saúde mental, somada à nossa experiência, temos alcançado nossa meta de crescimento, apesar da crise atual.
Para saber mais:
Mental Clean: www.mentalclean.com.br
O que faz: Assessoria e Consultoria em Saúde Emocional no Trabalho
Funcionários: 28
Sede: Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis – São Paulo – SP
Início das atividades: 2004
Investimento inicial: R$ 2.000,00
Contato: [email protected]
Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!
Os empreendedores por necessidade são os mais atingidos em momentos de crise, e os impactos com as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus se tornam inevitáveis. Veja como enfrentar esse período.