SPONSORS:

Estrella Galicia lança TheHop, programa que pretende acelerar cinco startups brasileiras

- 2 de setembro de 2019

Espécie de Airbnb do ramo logístico, a Flexsas conecta empresas que precisam de locais para estocagem, como indústrias e varejistas, a armazéns com espaços ociosos – o negócio, criado em São Paulo, prevê inclusive comparação de preços entre os ofertantes.

Recentemente, a startup tornou-se parceira da empresa espanhola Estrella Galicia e sua solução tem a possibilidade de ser aplicada também no mercado europeu. Qual foi o pulo do gato? O programa de aceleração TheHop – ou “o salto”, em inglês –, criado pela própria cervejaria na Espanha.

Agora é a vez de outras startups brasileiras ganharem a chance de crescer junto com a marca de cerveja premium.

Começam hoje, e seguem até o dia 30 de setembro, as inscrições para o TheHop Brasil, o Programa de Empreendedorismo Colaborativo da Estrella Galicia

A ideia é encontrar nascentes ou scaleups que atuem em duas macroáreas: indústria 4.0 (com foco em operações e logística) e experiência com consumidores (do ambiente digital e e-commerce a soluções para pontos de consumo e venda).

As startups, claro, devem desenvolver soluções para áreas relacionadas à cadeia de valor da Estrella Galicia. Propostas que envolvam tecnologias alternativas como inteligência artificial, big data e internet das coisas (IoT) são bem-vindas, assim como as que tenham um olhar para o impacto social.

Soluções colaborativas
“Os três grandes objetivos desse programa são fomentar o ecossistema empreendedor, buscar soluções aderentes aos nossos desafios e estimular a colaboração entre a Estrella Galicia e jovens empresários”, afirma Juan Paz, diretor-geral da cervejaria no Brasil.

Segundo o executivo, a ação permite à marca promover o ecossistema de inovação com um programa 100% personalizado, além de cocriar ao lado dos empreendedores.

Nessa primeira fase, 15 startups serão selecionadas para um pitch day, que acontecerá em outubro

Na peneira, as finalistas deverão defender suas ideias diante de uma banca composta por profissionais da Estrella Galicia e também por parceiros da cervejaria. Saem daí as cinco vencedoras, que serão aceleradas.

As cinco nascentes escolhidas seguem para uma viagem à sede da Estrella Galicia na Espanha, para um processo de imersão e aprendizagem com executivos da empresa. De volta ao Brasil, a aceleração segue até o dia 20 de fevereiro de 2020. O QG do TheHop Brasil é um espaço personalizado no coworking Spaces Vila Madalena-Pinheiros, em São Paulo.

Os empreendedores participarão de sessões de mentoria com executivos da cervejaria e com os vencedores da primeira edição do TheHop tanto na Espanha quanto no Brasil.

Coaching com profissionais selecionados pela Estrella Galicia e colaboração com o ecossistema da cervejaria também estão previstos. Além desses, há outros benefícios: pitch para exportação de serviços para a Europa e trabalho de construção de reputação para cada startup. A aceleração não tem contrapartida acionária.

Transformação digital
Para aliar a tradição da fabricação de cerveja com o ambiente de inovação, a cervejaria, fundada em 1906, passa por um processo que batizou de Plano de Transformação Digital.

O ambicioso projeto da Estrella Galicia tem três grandes bases. “Uma delas é a transformação do core business, das operações que temos”, afirma Juan José Delgado, CDO da empresa.

“Por outro lado, um pilar muito importante é a forma que chegamos ao mercado de maneira digital. O último grande pilar é como aproximamos a companhia do ecossistema empreendedor e como aproximamos o empreendedor da companhia.”

É aí que entra o TheHop. Lançado em 2018 na Espanha (com um “pequeno spin-off no Brasil, com uma convocação aqui também”, segundo Juan Paz), o programa contou com 423 startups inscritas e seis vencedoras – uma delas é a brasileira Flexsas.

A startup brasileira Flexsas, acelerada no programa TheHop da Espanha, virou parceira da Estrella Galicia

Tecnologias que auxiliam a seleção de profissionais conectando empresas contratantes com recrutadores de pessoal, que entregam cerveja gelada em uma hora aos clientes e que monitoram, por meio de IoT, barris de cerveja na adega foram algumas das apresentadas pelas startups vencedoras.

“A transformação digital tem de ser uma ajuda para que a organização alcance seus objetivos fundamentais de maneira mais eficiente, autônoma e escalável”, afirma o CEO Ignacio Rivera. “É uma ferramenta que agrega muitíssimo valor às equipes para competir na nova economia.”

A Estrella no Brasil
A Estrella Galicia é importada para o Brasil desde 2007. Em 2012, ela passou a ser produzida no país em parceria com uma cervejaria. O Brasil hoje é o segundo mercado mundial da marca espanhola.

A marca, que é uma empresa 100% familiar, independente e líder de mercado no segmento premium em seu país, aposta em três pilares como características: patrocínio esportivo, patrocínio cultural e inovação. Nos esportes, ela investe em motovelocidade, Fórmula 1 e futebol – no país, é patrocinadora do Corinthians.

Em relação à cultura, a empresa mantém, por exemplo, a Estrella Galicia Estação Rio Verde, um local de experimentação artística, “que pretende fomentar música de qualidade”, diz Juan Paz.

No que diz respeito ao terceiro pilar, o TheHop é o exemplo mais recente, mas a inovação está presente em várias ações da Estrella Galicia. Os planos mais imediatos em relação ao portfólio provam isso.

Para setembro está previsto o lançamento no país da Estrella Galicia Menor Teor de Glúten, voltada para celíacos.

“Em outubro devemos lançar uma receita brasileira de cerveja que leva jabuticaba”, conta o diretor-geral

Hoje, o portfólio da empresa no Brasil inclui Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva Especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage.

Outra ação da marca para manter o ritmo de crescimento no país dos últimos anos é a construção de uma cervejaria própria, cujo local vai ser anunciado até o fim do ano e que deve começar a operar já em 2021.

Clique aqui para saber mais sobre o TheHop.

Saiba mais sobre Estrella Galicia:

instagram.com/thehopbr/

2690 Total Views 6 Views Today
Veja também:

Como a Nestlé criou (e desmembrou) seu hub de inovação para consolidar uma mudança em sua cultura interna

- 5 de setembro de 2019