SPONSORS:

“Eu adorava advogar, mas minha paixão não era ficar num escritório discutindo contratos”

- 29 de novembro de 2018
"Entendi que meu trabalho era tornar ainda mais especial um dos momentos mais felizes da vida de uma pessoa", conta Alessandra.

 

Advogada de formação, Alessandra trabalhou durante vários anos em uma multinacional, mas sabia que aquela vida não era para ela. “Eu adorava advogar, mas minha paixão não era ficar num escritório discutindo contratos”, lembra. Porém ela começou a fazer o que realmente gostava e de uma forma muito natural e até mesmo inesperada acabou se tornado uma empreendedora, ao fundar a TM Travel.

Como? É só conferir a entrevista abaixo que você descobre isso e muito mais sobre essa empreendedora apaixonada por seu negócio.

Como nasceu a TM Travel?

Alessandra: Saí da minha vida de advogada na multinacional e queria fazer alguma outra coisa, mas não sabia muito bem o que. A agência começou de uma maneira despretensiosa, como uma “brincadeira”, quando ajudei um amigo que queria viajar e sabia que eu costumava planejar e traçar meus próprios roteiros. A viagem dele foi um sucesso e, na volta, comentou com outras pessoas como a experiência tinha sido ótima, e assim começaram a surgir mais pedidos. Quando montei o roteiro de lua de mel de um outro amigo, me apaixonei por esse business. Entendi que meu trabalho era tornar ainda mais especial um dos momentos mais felizes da vida de uma pessoa. Foi assim que a TM Travel se tornou a referência em lua de mel.

Como funciona o negócio?

Alessandra: Analisamos o perfil dos nossos clientes para oferecer mais que uma viagem, um roteiro com a cara deles e uma experiência marcante. Além disso, como conhecemos os destinos dos roteiros que montamos, temos ótimos relacionamentos com nossos fornecedores, conseguimos proporcionar condições especiais, não só no preço e na forma de pagamento, mas, também, nos mimos que oferecemos aos casais que viajam conosco. Pode ser um jantar à luz de velas, frutas e champanhe na chegada, uma massagem a dois e tantos outros. O maior diferencial da TM Travel é a personalização de cada uma das viagens, a atenção aos detalhes, a nossa perspicácia do que o cliente quer e precisa.

Quais estratégias têm dado melhor resultado nesta trajetória?

Alessandra: Buscar destinos cada vez mais exóticos, que se adequem a uma viagem romântica. Vender o que todo mundo vende e com os mesmos serviços é nos fadar ao fracasso. Temos uma equipe interna focada em buscar diariamente novas experiências para os nossos clientes.

Por outro lado, quais caminhos foram deixados de lado?

Alessandra: Não diria que deixamos de lado, mas uma viagem com um budget mais apertado, de conteúdo mais massificado e sem uma customização maior, hoje não tem espaço no nosso dia a dia, quem sabe no futuro. É tudo uma questão de foco, ninguém consegue ser bom em tudo. E nossa meta é nos diferenciar, oferecer o que mais ninguém oferece.

Na sua opinião, o que o empreendedorismo feminino tem de diferente?

Alessandra: Acho que tem que existir um equilíbrio no mercado e um respeito às pessoas e aos profissionais, independente de gênero. Mas acredito que infelizmente ainda não vivemos nesse equilíbrio, as mulheres ainda têm que provar que merecem seu espaço. No meu mercado isso nunca foi um problema, muito pelo contrário, acredito que o mercado de turismo como um todo é bastante diversificado.

Você chegou a criar parcerias com empreendedores de outros segmentos? 

Alessandra: Sim, temos parcerias que vão desde canais exclusivos para atender ao público que está se casando, até software de gestão da viagem. A indústria do turismo é imensa e atinge basicamente todas as outras, desta forma é imprescindível fazer parcerias para alavancar vendas e suportar nossos clientes da melhor forma possível.

Qual foi o maior desafio que enfrentou na vida empreendedora? Como superou?

Alessandra: Um de nossos fornecedores quebrou, deixando um passivo enorme junto aos meus clientes. Tive ajuda da minha equipe e minha família à época, para colocar a cabeça no lugar e buscar uma solução rápida e que ao mesmo tempo honrasse meus compromissos com os clientes e não me tirasse do mercado. Foi um período de grandes turbulências, mas valeu para aprender e aprimorar nosso planejamento. Processo e controle de risco são fundamentais em qualquer empresa, pequena ou grande.

Qual foi a maior conquista até aqui?

Alessandra: Tornar a TM Travel uma referência no segmento de luxo em lua de mel e viagens a dois. O melhor jeito de ser reconhecido é alguém lhe referenciar a um amigo, não tem forma mais sincera de elogio. Temos muitos casos de pessoas que viajaram conosco numa lua de mel e até hoje viajam, seja para celebrar aniversário de bodas, férias com suas famílias ou apenas uma escapada de final de semana, e isso não tem preço.

Qual é o seu sonho? O que ainda falta realizar?

Alessandra: Quero ser referência em viagens de luxo a dois. Não é uma meta fácil, mas nada foi fácil até hoje. Tenho certeza que com a qualidade do trabalho que a TM Travel oferece e com nossa equipe, estamos todos os dias mais perto dessa meta. Além disso, temos planos de internacionalizar nossa marca e acessar mercados que ainda carecem de um tratamento mais personalizado, que é a nossa principal característica.

Se pudesse voltar no tempo e refazer uma decisão, corrigir algum momento da trajetória à frente da TM Travel, o que seria?

Alessandra: Acho que desde o início teria buscado mais processos que hoje eu vejo que são essenciais, como a captação estruturada de clientes, funil de atendimento, implementação de CRM e até mesmo controles financeiros mais apurados. É difícil ser empreendedora de uma empresa pequena, no começo você acaba fazendo um pouco de tudo e não tem tempo ou dinheiro para contratar especialistas. Mas se eu pudesse, buscaria mais processos e sistemas desde o começo, eles ajudam muito no dia a dia para termos tempo para focar no mais importante, nosso cliente.

Se pudesse dar apenas uma dica para quem está querendo empreender, qual seria?

Alessandra: Perseverança. Muitas vezes eu queria jogar tudo para o alto, mas a verdade é que problemas e frustrações são parte do jogo. A perseverança é o que te faz atravessar uma ponte que poucos conseguem ou tentam atravessar. E é lá que você vai achar o sucesso.

 

Para saber mais:

TM Travel

O que faz: Agência de viagem boutique focada em lua de mel

Sócios: Alessandra Verna

Sede: Av Iraí, 300 – sala 101 – Moema – CEP: 04082-000

Início das atividades: 01/12/2009

Investimento inicial: 10 mil reais

Contato: contato@tmtravel.com.br | + 55 11 5051-0871

 

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

NOVO BANNER

 

Veja também:

“Sempre trabalhei em áreas dominadas por homens, mas nunca deixei que isso me intimidasse”

- 14 de dezembro de 2018
812 0 0