FCA Latam leva o "estado da arte em simulação veicular" para conferência na Europa | Conteudo FCA LATAM | Projeto Draft


SPONSORS:

FCA Latam leva o “estado da arte em simulação veicular” para conferência na Europa

- 7 de junho de 2018

Pouco mais de seis meses após inaugurar, em Belo Horizonte (MG), o primeiro simulador de dinâmica veicular do Hemisfério Sul, a FCA para a América Latina (Latam) estreou como conferencista do encontro internacional anual dos usuários do software por trás dessas simulações – o VI-Grade. Com o slogan “construindo a ponte entre teste e simulação”, o evento contou com a participação das principais organizações envolvidas nesse tipo de tecnologia, incluindo a Ferrari.

Os softwares de simulação da VI-Grade são considerados os mais avançados do mundo, motivo pelo qual são utilizados nos simuladores com tecnologia de ponta, como é o caso do SIMCenter, centro de simulação de dinâmica veicular da América Latina, inaugurado pela FCA em parceria com a PUC Minas e o BNDES em outubro passado. Com nove atuadores, a plataforma reproduz todos os movimentos de um veículo real, além dos sons e imagem da pista escolhida. “Este software é o estado da arte em simulação”, garante Gustavo Costa, coordenador de Análise Virtual de Dinâmica Veicular da FCA Latam.

“O SIMCenter possibilita uma imersão total do motorista com o máximo de realismo da sensação de dirigir um veículo. É o conceito do driver-in-the-loop, que permite ao piloto, em tempo real, avaliar o comportamento do veículo à medida que as variáveis são ajustadas”, diz Costa.

“Por meio dos sinais de telemetria como velocidade, aceleração, ângulo do volante, marcha inserida, torque e potência do motor, além das reações do motorista, é possível realizar uma análise completa do automóvel e do ecossistema onde ele está inserido”, explica o diretor-adjunto de Engenharia Chassis da FCA, Leandro Quadros.

A conferência internacional anual, que ocorre desde 2007, reúne usuários do software de todo o mundo – dentre as principais empresas automotivas e de transporte, universidades e centros de pesquisa – para apresentarem e discutirem suas mais recentes e avançadas ações nesse campo. “É uma excelente oportunidade de trocar ideias e experiências com as outras organizações, para continuarmos avançando, além de projetar o nome da FCA Latam na comunidade internacional de simulação”, diz Costa. Ele foi o responsável pela apresentação brasileira, que abordou o processo de correlação no simulador de dinâmica veicular.

“No mundo da simulação, correlação é a representação do mesmo resultado que temos no mundo real”, explica Costa. “Com o software, construímos modelos virtuais completos dos nossos veículos e equipamentos reais, para testarmos no simulador”, diz. “Já fazíamos isso antes, mas de maneira estática, offline [isto é, sem a participação de um motorista real], até 2017. Agora, com o SIMCenter, o motorista é parte do processo, então ele pode controlar o veículo com toda a liberdade que teria no mundo real, o que nos fornece dados mais próximos do comportamento real do veículo”, explica. “É o que chamamos de realidade mista”, acrescenta, referindo-se à união do mundo real com a realidade virtual.

“Na conferência, apresentamos os passos necessários para assegurar bons resultados na simulação, dando como exemplo a geometria da suspensão, com dados de pneus feitos em parceria com a Pirelli”, informa. De acordo com Costa, neste momento quatro projetos estão em fase de testes no SIMCenter instalado em Belo Horizonte. “São dois nossos e dois dos americanos”, diz. “Como a FCA da América do Norte ainda não possui um simulador desses, eles utilizam o SIMCenter”, diz, orgulhoso.

Imagem do SIMCenter, centro de simulação de dinâmica veicular da América Latina, inaugurado pela FCA em parceria com a PUC Minas e o BNDES em outubro passado.

A conferência deste ano, sua décima edição, ocorreu entre 8 e 9 de maio no Centro de Provas e Conferências LA PISTA, na cidade de Lainate, região metropolitana de Milão, na Itália. O lugar fica quase ao lado do Museo Storico Alfa Romeo. Tem até uma pista de provas de verdade, que tem o objetivo de fazer a ponte entre os testes reais e as simulações que estiveram em discussão.

A edição de 2018 contou com cerca de 220 participantes, que tiveram a oportunidade de acompanhar 30 palestras e cinco apresentações de simulador, além de visitar estandes com expositores. “A FCA Latam está buscando ser best-in-class em termos de dinâmica veicular. Estamos trabalhando com os melhores no assunto. Posicionar a FCA ao lado dessas empresas tem uma representatividade muito grande”, declara Costa.

 

Esta matéria pode ser encontrada no Mundo FCA, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

banner fca

Veja também: