• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

Jogadoras de futebol e empreendedoras: as semelhanças que unem essas guerreiras

Fernanda Cury - 13 jun 2019
O reconhecimento de nossas garotas é, em parte, consequência de um processo mais amplo, que envolve o fortalecimento dos movimentos feministas, a valorização da mulher, a discussão de seus direitos e da equidade de gênero.
Fernanda Cury - 13 jun 2019
COMPARTILHAR

Crédito imagem: Wikipedia

 

Neste mês começou a Copa Feminina de Futebol, e estamos presenciando um momento especial no país, com a valorização de nossa seleção. Finalmente o Brasil começa a voltar seus olhares para essas garotas valentes, que há anos suam a camisa para defender nossa bandeira. Aliás, o reconhecimento de nossas garotas é, em parte, consequência de um processo mais amplo, que envolve o fortalecimento dos movimentos feministas, a valorização da mulher, a discussão de seus direitos e da equidade de gênero.

Quando observamos as dificuldades enfrentadas por nossas jogadoras, a garra com que superam as adversidades como a luta contra o preconceito, a persistência para se firmarem em um ambiente predominantemente masculino, a e estrutura para treinamento inadequada e a falta de reconhecimento financeiro, é possível perceber as semelhanças entre o futebol e o empreendedorismo feminino. Você já parou para pensar sobre isso? Veja:

Dedicação às estratégias e planejamentos

Antes de entrar em campo, a jogadora de futebol se prepara intensamente. Estuda as jogadas do outro time, ensaia dribles, analisa estratégias junto com a equipe. E o mesmo acontece com quem é dona de um negócio. Observar o mercado, validar resultados, definir o modelo de negócios, objetivos e metas, traçar estratégias para alcançá-los, e rever constantemente as escolhas faz parte do dia a dia de toda e qualquer empreendedora.

Desenvolver o espírito de liderança

Cabe à técnica a função de coordenar cada jogadora, enxergar talentos e tirar o melhor potencial de cada uma. O mesmo acontece com empreendedora, que deve pensar no esquema tático, e precisa saber gerir e manter um olhar atento à equipe, percebendo as capacidades e aproveitando os talentos de cada colaborador. Técnica e empreendedora pensar no esquema tático para manter seus times sempre motivados e engajados.

Trabalho em equipe

O futebol é um esporte coletivo, e um bom placar depende da boa performance de cada jogador em campo. Na empresa não é diferente. O bom desempenho de cada colaborador afeta os resultados de todo o negócio, e os erros devem ser evitados ao máximo. Por isso, assim como no time, cada funcionário deve vestir a camisa da empresa e fazer o seu melhor. Assim como no futebol, na gestão de um negócio um erro pode render um cartão vermelho, ou seja, a falência. E como em todo trabalho em equipe, treino, entrosamento e prática são fundamentais.

Cria, ousar e inovar

Futebol tem jogada ensaiada, mas também tem muita ginga, dribles surpreendentes, criatividade e a inovação para vencer o time adversário. No empreendedorismo a tática é a mesma. Antever problemas, traçar estratégias, estudar a concorrência fazem parte do jogo do empreendedorismo, mas seguir a intuição, rever táticas, ousar e criar são passos essenciais na gestão de um negócio.

Reconhecimento recente

O futebol feminino não é uma novidade. Aqui no Brasil, a primeira partida foi realizada em 1921, em São Paulo, mas em 1964, o Conselho Nacional de Desportos – CND – proibiu a prática da modalidade no país. Somente em 1981 essa decisão foi revogada e finalmente, em 1996, o futebol feminino foi incluído como categoria nas Olimpíadas. Foi necessário muito tempo, também, até conquistarmos o reconhecimento e a valorização do empreendedorismo feminino. Basta lembrar que foi somente em 1962 que as brasileiras conquistaram o direito ao CPF e, consequentemente, à abertura de conta bancária. E com esse marco começamos um processo em busca de maior autonomia financeira, e muitas mulheres passaram a trabalhar fora ou a empreender.

Jogadoras de futebol e empreendedoras já percorreram um longo caminho. Venceram preconceitos, driblaram adversidades, caíram, levantaram, perderam e ganharam, aprenderam e recomeçaram. E estão se preparando, dia a dia, para marcarem muitos e muitos gols. Mulheres fortes e resilientes, estamos com vocês! 😉

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

 

 

 

 

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: