O jornalista Maurício Barros é daqueles que respiram futebol. Atualmente colunista da ESPN, ele já dirigiu (e reformulou) a revista Placar, e cobriu duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. No próximo dia 9 a bola está com ele na Academia Draft.
Você sabia que o mercado do futebol cresce mais que o PIB de países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e França? O futebol movimenta, hoje, cerca de 100 bilhões de dólares por ano no mundo. E a economia da bola não para de crescer.
A toda hora, no entanto, ouvimos que o futebol, principalmente o brasileiro, está quebrado. Que não temos mais craques, que os campeonatos são pouco atrativos etc. Por que, então, gigantes da mídia nacional e internacional (Globo, Turner, Fox) estão travando uma batalha feroz pelos direitos do Campeonato Brasileiro a partir de 2019, que estão no mercado? A resposta é simples: o futebol é a locomotiva do universo esportivo, o meio mais seguro de garantir relevância em um cenário de fragmentação das audiências de conteúdos relacionados a informação e entretenimento.
Da Grécia Antiga à Champions League, o ser humano é doido por competições esportivas. E nenhuma modalidade alcançou a centralidade desse jogo de 11 contra 11 tentando enfiar a bola na caixinha do adversário. Parafraseando o lendário treinador do Liverpool Bill Shankly, “o futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais importante do que isso”.
O futebol é uma necessidade, um vício. Uma paixão que faz um sujeito arrancar a própria dentadura para tentar acertar um outro a 50 metros de distância. E que induz desconhecidos a se abraçarem enlouquecidamente enquanto gritam em êxtase. E que faz grandes amigos saírem na pancada quando um resolve tripudiar do time do outro. E que permite que o faxineiro do prédio e o presidente de empresa que mora na cobertura conversem como se fossem amigos de infância.
O futebol tem o poder de afundar um país inteiro na depressão, com o povo acreditando que está condenado ao fracasso eterno. Assim como pode alçar um país inteiro, da noite para o dia, à glória máxima e à condição de “povo escolhido”.
Nada tão vão – um simples jogo – tem igual capacidade de gerar tanta euforia e tanto sofrimento. (Quanto mais o futebol nos maltrata, mais a gente não vive sem ele.) Mas… por que é assim?
Em sua aula, o jornalista Maurício Barros nos conduz a uma viagem em busca das razões que fazem do futebol não só o esporte número 1 do planeta, mas também uma atividade que penetra o tecido social e a vida de seus aficionados (e até de quem não gosta) como nenhuma outra.
História, reflexão, sacadas surpreendentes e casos saborosos são os ingredientes dessa apresentação imperdível que passará por pontos como:
A origem dos jogos de bola – o futebol já foi MMA
Futebol x Rugby: a incrível história dos “loucos” de Cambridge e a dívida que temos com eles
O descobrimento do Brasil: futebol era coisa de grã-fino
A revolta popular: pretos do Vasco, povão e “tá dominado”
Copa de 1938: mestiçagem brasileira assombra o mundo jogando com arte
1950, o maior silêncio do mundo: um país se achando um lixo (menos Garrincha)
Pausa: que jogo é esse? As 5 coisas que fazem do futebol uma arte superior
Garrincha, Pelé e a lição do Brasil para o mundo: é possível vencer e ser feliz
1982 e 1994 – A derrota que amamos e a vitória que odiamos (e suas consequências nefastas…)
As maiores loucuras já feitas por causa da bola: do Banguela de Vila Mitre ao corintiano com 40 miojos na mala
Para onde estamos indo? Qual é o futuro dessa paixão?
Garanta já seu ingresso.
COMO É A AULA PRESENCIAL?
40 lugares, uma aula incrível, num ambiente aconchegante e descontraído, contato direto com o professor e com gente interessante, do tipo que frequenta o Draft. Comidinhas e bebidinhas à disposição e um happy hour na sequência, para encerrarmos bem a noite.
Você compra o tíquete clicando abaixo no botão “Compre“, do item “Aula Presencial“. Você receberá o tíquete por e-mail e entrará automaticamente na nossa lista de convidados.
COMO É A AULA VIRTUAL?
Transmitiremos ao vivo com o objetivo de que você tenha a sensação de estar presente na sala com o professor e com os outros participantes. Você acompanhará as telas da apresentação na tela do seu computador e também poderá interagir em tempo real com a aula, enviando perguntas e respostas por e-mail ao professor e às demais pessoas.
Você compra o tíquete clicando no botão “Compre”, do item “Aula Virtual”. Feita a compra, você receberá um código. No dia e hora do evento, você deverá digitar no seu browser a seguinte URL: http://academiadraft.vocs.tv/futebolvidaoumorte
Essa URL levará a uma página, na qual você vai inserir o código recebido no ato da compra.
Com o código inserido nessa página, você poderá assistir a aula ao vivo, no dia do evento, e quantas vezes quiser, no futuro.
Te aguardamos!