PCI Compliance é a sigla usada para “Payment Card Industry”, o “acordo da indústria dos cartões de pagamento”, uma certificação exigida para todas as empresas que processam, armazenam e realizam transações online.
Trata-se de um conjunto de regras que tem como objetivo garantir segurança tanto para quem compra no e-commerce quanto para quem vende. Ter uma certificação PCI é ter um “carimbo” atestando que a empresa está em conformidade com as regras de segurança e privacidade.
Essa espécie de ISO (o popular certificado que atesta a qualidade de produtos e serviços) do mundo digital, protege dados que todo consumidor repassa no momento da compra, como o nome, números e documentos vinculados ao cartão de crédito. O comerciante é obrigado pela legislação a preservar tais informações. O PCI garante que isso ocorra.
Criado pelas empresas de cartões de crédito, esse conjunto de normas é uma maneira de prevenir que esses dados sejam manipulados fora daquele ambiente de compra. E estende a segurança também para o lojista, que fica protegidos de compras indevidas ou feitas por quem não é o titular do cartão.
Existem quatro níveis de certificação PCI. O Mercado Pago possui o 1, definido como o nível máximo. Por isso, ao optar pelo Mercado Pago como o sistema de pagamento de seu e-commerce – estando ou não dentro de um marketplace – você “ganha” toda a segurança que vem com a certificação.
A adesão às regras e normas de PCI Compliance exige investimento robusto e adequação de sistemas, sem falar do monitoramento constante de possíveis riscos, que só quem tem expertise nisso pode fazer. Resumindo, dificilmente os empreendedores conseguiriam manter isso sozinhos. O Mercado Pago age na retaguarda para que você se concentre naquilo que é realmente importante: o seu negócio e, ao mesmo tempo. Clique aqui e descubra tudo o que podemos fazer por você.
* Com consultoria de João Henrique de Oliveira Zanini, especialista de integração de e-commerce do Mercado Pago