• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

Inovação na gestão de impostos: conheça a solução da EY

Daniella Grinbergas - 4 abr 2023 Daniella Grinbergas - 4 abr 2023
COMPARTILHAR

Qual é o valor do intraempreendedorismo? Há anos a EY acredita no enorme potencial dessa prática e, mais do que isso, oferece espaço para que os colaboradores empreendam, transformando ideias em produtos e soluções com proposta de valor. Foi no BeyondMakers, programa interno de venture building, liderado pelo Centro de Inovação com talentos da própria companhia, que nasceu o EY ICMS Exchange, uma solução digital absolutamente inovadora com expectativa de girar cerca de R$ 1 bilhão em negociações.

A proposta surgiu de uma dor de clientes individuais já atendidos pela EY que buscam transacionar crédito de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – um direito do contribuinte, que pode monetizar seu saldo credor.

“Muito além do product-market fit e do problem-solution-fit, o ICMS Exchange é o que eu gosto de chamar de ‘solution-firm fit’. Uma solução que se encaixa no ecossistema de negócio da firma”, ressalta Denis Balaguer, Diretor de Inovação da EY.

Ao mesmo tempo em que vem de dentro da EY, o produto não nasce no dia a dia da empresa. O ICMS Exchange tem tudo a ver com a natureza de negócio da EY, mas é entregue de uma maneira diferente das ofertas tradicionais, baseado em tecnologias para escalar em potencial a solução de uma dor dos clientes com um modelo de entrega ainda mais eficiente.

Para entender a solução, vamos ao problema: no Brasil, o mercado de crédito acumulado está acima da casa dos bilhões. Entretanto, o processo para transacionar esses créditos não é nada eficiente, há uma carência de padronização, um cenário de insegurança operacional e um desencontro entre compradores e vendedores.

“De olho nesse mercado potencial, surgiu a proposta do ICMS Exchange, uma plataforma que faz o matchmaking e que conta com um workflow digital em que nossos consultores são capazes de garantir a segurança das transações”, explica Denis.

Propostas de valor agregado

Justamente para proporcionar segurança, o ICM Exchange não é uma plataforma aberta. Apenas clientes da EY têm acesso e é essa confiabilidade que ataca um dos desafios do negócio.

“O ICMS Exchange atua em um ambiente de credibilidade, já que os clientes que se encontram na plataforma passam por um processo de revisão e avaliação documental. O comprador se sente seguro de que o vendedor cumprirá com a obrigação de efetivar a liquidação do crédito transferido”,

pontua Ricardo Gazotto, sócio de Imposto, responsável pela solução.

Outro pilar de valor agregado da plataforma é a capilaridade geográfica, já que a companhia atende clientes em todas as unidades da federação. Ou seja, há uma enorme facilidade para a conexão dos players.

A autonomia jurídica é também um ponto estratégico. O gerenciamento do processo de compra e venda é 100% digital, dispensando intermediários na transação.

“Isso gera eficiência, agilidade, redução de custos, ganho de operação, fluidez e naturalidade nas operações para construir um mundo de negócios melhor sob a ótica da capacidade de gestão das finanças da companhia”, afirma Ricardo.

Nesse sentido a eficiência operacional é muito maior, tendo em vista que o cliente tem a plataforma a seu favor, podendo focar no core do negócio, dispensando toda a operação que envolveria a busca pelo player parceiro e todas as etapas burocráticas da transação.

“De forma independente, o processo levaria semanas para acontecer. Com a plataforma, diminuímos o tempo para poucos dias. Isso porque, elimina-se a etapa de busca pelo parceiro para a transação e o processo manual de verificações, já que a ferramenta ajuda a rodar essa fase com eficiência”, aponta Denis.

Vale ressaltar que o mercado de crédito acumula bilhões, tendo em vista que a velocidade da geração de crédito das empresas é maior do que elas conseguem monetizar vendendo. Entretanto, para que as contas dos estados fechem, esse uso é limitado. Cada unidade estipula um teto anual, resultando em apenas uma parcela disponível para uso. Ou seja, é preciso estar atento para chegar primeiro.

“O ICMS Exchange coloca o cliente na frente, porque permite um uso mais tempestivo”, justifica Ricardo.

A solução, lançada em março, está em pleno funcionamento. As expectativas para os três primeiros anos são de que o ICMS Exchange agregue na plataforma em torno de 200 contribuintes, o que deve resultar em um geração média de R$ 1 bilhão, e uma verdadeira transformação no mercado de compra e venda de crédito.

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: