“Não queremos ser o taxista que é surpreendido pelo Uber. Queremos estar no centro e promover a mudança.” Assim Rosilene Knebel, superintendente executiva da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), explica a importância da estratégia da cooperativa ao investir em inovação e tecnologia.
A cooperativa localizada no interior do Rio Grande do Sul, reconhecida pelo seu DNA inovador, deu um salto importante em direção à inovação com a criação do Vibee, o hub da Unimed VTRP que nasceu com a missão de descobrir e acelerar startups com grande capacidade de transformar ideias em empresas vencedoras.
A graduação do primeiro batch do programa acontecerá no dia 7 de abril, com a formatura das 12 startups aceleradas. Trazendo na mala o aprendizado adquirido nos seis meses de trabalho junto a startups de todo o Brasil, o Vibee já se prepara para receber a sua segunda turma.
“Buscamos healthtechs que tenham um time excepcional e que solucionem — ou desejam solucionar — um problema real”, diz Rafael Zanatta, head do hub.
As inscrições para a segunda rodada do Vibee começaram no dia 17 de março e vão até o dia 25 de abril. Se você é uma healthtech em busca de aprimoramento e quer intensificar suas relações com o mercado da saúde, essa oportunidade é para você.
Podem se inscrever no Batch#2 do Vibee startups de todo o Brasil que tenham qualquer tipo de solução dentro do mercado da saúde. Não é necessário que se tenha nenhuma relação com plano de saúde ou área de gestão. Mais do que preencher necessidades específicas da cooperativa, o Vibee quer soluções disruptivas, com times bem estruturados e capazes de desenvolver uma ideia. “Queremos ouvir tanto startups em estágio inicial quanto startups em estágios mais avançados, que já possuam um MVP e busquem crescer no mercado da saúde”, explica Rafael.
O processo de seleção seguirá os seguintes passos:
Inscrição
As startups interessadas devem se inscrever no site do Vibee até o dia 25 de abril, onde responderão a um formulário. “Nosso objetivo é conhecer um pouco a startup e ter informações suficientes para avaliar se ela tem fit com as propostas do Vibee”, diz Rafael. A avaliação será feita por um comitê técnico da Unimed VTRP, com apoio da consultoria Innoscience.
Pitch online
No pitch, as startups selecionadas apresentam sua solução e respondem aos questionamentos do comitê. Por conta do atual cenário da pandemia de Covid-19, o processo será inteiramente digital.
Seleção e convite
As startups que mais se destacarem serão convidadas para ingressar no programa de aceleração, que terá duração de cinco meses.
O Vibee oferece dois programas de aceleração, para startups em diferentes estágios de maturidade.
O Vibee Start é desenhado para startups em fase inicial, que estejam em processo de validação ou desenvolvimento de MVP, sem a necessidade de clientes pagantes e com equipe trabalhando em part-time. Esse programa de aceleração dá acesso a uma rede multidisciplinar que vai ajudar as healthtechs em sua jornada rumo à construção do seu MVP.
Já o Vibee Go acelera startups em fase de crescimento. Aqui serão alocadas healthtechs que já tenham o MVP em operação, com pelo menos um cliente pagante e com pelo menos um dos sócios trabalhando full time no negócio.
Não há um número máximo de vagas para os programas. “Se a startup possui um time forte e uma solução para um problema real, ela com certeza avançará para a próxima etapa”, garante Rafael.
O Vibee trabalha com uma metodologia própria, que traça uma trilha base de ações customizadas para cada startup. Depois de passarem por um diagnóstico e ter suas necessidades reais avaliadas, são propostas ações concretas que ajudarão a empresa a atingir seus objetivos.
Os dois programas trabalham com ciclos semanais de mentorias, desenhados de acordo com a necessidade de cada startup.
Durante o período de cinco meses, são oferecidas mentorias coletivas e mentorias individuais, momentos de capacitação e atividades de inspiração, quando se escuta quem já chegou lá.
As atividades são realizadas por profissionais internos e externos, escolhidos a dedo no mercado. Durante as mentorias, as empresas aceleradas entram em contato com o time da Unimed, inclusive com a alta gerência – outro diferencial e um grande atrativo do programa. “No Vibee, os participantes têm a oportunidade de conversar com quem decide”, diz Rafael.
Ainda na dúvida? Considere também estas vantagens:
Saiba mais sobre o Batch#2 do Vibee e inscreva-se no programa em www.vibeeunimed.com.br.
Gustavo Ottoni, cofundador e coCEO da Cíngulo, e Erika Monteiro, sócia-fundadora e COO da Carefy, contam sobre suas experiências no Batch #4 do Vibee e incentivam a participação das healthtechs no Batch #5. As inscrições terminam em 24 de março.