Crédito imagem: Unsplash
No mundo do empreendedorismo se planejar é fundamental para quem deseja sobreviver. Não importa se sua empresa é grande ou micro, se você está no mercado há muitos anos ou se abriu seu negócio recentemente. E não é exagero. Segundo levantamento do Sebrae, um dos principais fatores de mortalidade dos negócios é a falta de planejamento estratégico. “Mais da metade não realiza o planejamento estratégico antes do início ou durante as atividades do estabelecimento, o que pode ser prejudicial ao negócio. Planejar-se auxilia a precaver quaisquer imprevistos que surgirem pelo caminho”, explica o analista do Sebrae/PE Vitor Abreu.
O planejamento é o documento que norteará a empresa na busca por seus objetivos e irá definir estratégias claras para seu negócio expandir, garantindo que elas sejam executadas. Ele permite que se conheça melhor o mercado e a jornada da própria empresa, o que tende a aumentar as chances de sucesso. É por isso que fazer anualmente o Planejamento Estratégico, por meio de ações pensadas sistematicamente, gera lucro e crescimento a curto, médio e longo prazo.
Uma dica do analista Vitor Abreu é se perguntar “Como foi o ano da minha empresa?” e, a partir daí, planejar o trabalho do seu negócio no próximo ano, pontuando os objetivos e as ações que serão realizadas no decorrer de 2020, e assim poder pensar em novas estratégias e expansão.
Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!
Os empreendedores por necessidade são os mais atingidos em momentos de crise, e os impactos com as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus se tornam inevitáveis. Veja como enfrentar esse período.