SPONSORS:

Jeep Surf Sessions: condições ideais no mar e na areia

- 17 de outubro de 2018
jeep-surf-sessions-crie
Os fotógrafos da Jeep Surf Sessions começam a maratona bem cedo, às seis da manhã, e só terminam quando o sol se põe

Um dos maiores desejos de um surfista é ter suas manobras registradas por um profissional do esporte, alguém que tenha o equipamento apropriado e saiba a hora exata de fazer o clique. A oportunidade, no entanto, muitas vezes é inviável (e cara) a esportistas amadores.

Com isso em mente, o CRIE, hub de inovação em comunicação da FCA, criou um projeto que reúne uma equipe de ponta do esporte viajando por diversas praias do litoral brasileiro e chamando a galera para surfar diante das lentes de fotógrafos profissionais. Depois, basta que acessem a Jeep Surf Sessions, plataforma da marca dedicada ao universo do surf no Brasil, para que façam o download gratuito das imagens. 

“A areia é um território em que a marca está muito presente, há a parceria com o Tamar, a campanha no WSL e agora a Jeep Surf Sessions. A ideia é mostrar, por meio do surf, o espírito Jeep que há em cada pessoa”, diz Bárbara Bono, head de conteúdo e criação da FCA.

A ação foi montada para que funcione da forma mais completa e abrangente possível. Em uma ponta está Anselmo Venansi, escalado para fazer a curadoria e a articulação dos fotógrafos profissionais da equipe (ele próprio um deles) que, dos locais onde estão baseados, lhe enviam o forecast das ondas. Duas vezes por semana, entre segunda e quinta-feira, Anselmo envia um report para a equipe do hub que então analisa as informações, define a praia da vez e contata o fotógrafo do local.

Na outra ponta estão as redes sociais. O CRIE aciona a base da Jeep e o fotógrafo aciona as suas, ambos avisando aos seguidores a praia escolhida, o horário — geralmente começa bem cedo, às seis da manhã e vai até o fim do dia — e convidando a galera para cair no mar. Para facilitar a identificação, é fincada uma bandeira grande com o logo da Jeep Surf Sessions no ponto em que o fotógrafo está posicionado (também ele veste uma camiseta com a estampa).

james-thisted-jeep-surf-sessions-crie

James Thisted em ação na Praia do Rosa, em Santa Catarina

As fotos entram na plataforma três dias depois. Aos surfistas fotografados basta baixá-las,  mas há um convite para que postem também em suas redes. Segundo Pedro Allievi, atendimento do CRIE, fotos profissionais são caras e nem sempre acessíveis a amadores.

“Dessa forma, oferecemos aos surfistas algo que mais procuram, que são suas fotos feitas por profissionais sem custo algum”.

Nesse caso, vale deixar aqui também os nomes por trás das lentes da Jeep Surf Sessions: além de Anselmo Venansi, estão também Ana Catarina, Clemente Coutinho, Fabriciano Júnior, Francisco Chagas, Jair Ferreira, James Edward Thisted, Luciano Vignale Alves e Thiago Leão Nobre. Para mais informações sobre eles é só entrar no site do projeto.

Prevista para terminar apenas no fim deste ano, a ação já aconteceu nas praias de Maresias, em São Paulo, Fernando de Noronha, em Pernambuco e Titanzinho, em Fortaleza. E vai um reforço: surfistas a fim de um clique gratuito precisam apenas ficar de olho no Facebook e no Instagram da Jeep.

jeep-surf-sessions

As fotos podem ser baixadas gratuitamente na plataforma e levam o logo da campanha.

Mas essa é apenas uma parte da Jeep Surf Sessions. A outra, parte de uma ação de branded content que vai também para o offline, começou em maio, em Saquarema, na edição brasileira do WSL (World Surf League), campeonato do qual a Jeep é patrocinadora global. A ação (que contamos mais detalhadamente aqui) levou um grupo de surfistas e amantes do esporte em busca de praias acessíveis apenas de carros com tração nas quatro rodas.

O conteúdo gravado foi o primeiro episódio de uma série — também chamada de Jeep Surf Sessions — para o canal de TV a cabo Woohoo, focado em esportes de ação, música  e cultura jovem. Outros episódios estão previstos para 2019.

E no que depender da marca, ainda há muita água salgada para rolar. É o que conta João Ciaco, diretor de Marketing  e Comunicação da FCA:

“A Jeep quer estar cada vez mais presente nas praias brasileiras com ações legítimas, que envolvem a participação de pessoas que amam estar ali, tanto participando de esportes quanto curtindo, cuidando e protegendo da natureza”.

 

Ficha técnica:

Nome: Jeep Surf Sessions
O que é: Plataforma da Jeep dedicada ao universo do surf no Brasil.
Profissionais envolvidos: Bárbara Bono, Head de Conteúdo da FCA, Nathalia Aguiar, Gerente de Projetos da FCA, equipe do hub CRIE, Sunset Comunicação e equipe de produção do canal de TV a cabo Woohoo.
Aprovação: João Ciaco, Diretor de Marketing e Comunicação da FCA e Bárbara Bono.
Meios utilizados: Plataforma Jeep Surf Sessions, Facebook e Instagram da Jeep e canal de TV a cabo Woohoo.

Veja também: