Nome:
Loja Síntese.
O que faz:
O e-commerce que vende camisetas que usam malha ecológica, produzidas através da reciclagem de garrafas PET.
Que problema resolve:
Segundo as fundadoras, a intensão é conscientizar as pessoas sobre o consumo desenfreado e criar uma solução para quem quer contribuir de alguma forma com uma ação social, mas não sabe como. Atualmente, as camisetas com estampas mais elaboradas são produzidas por um parceiro, já a linha básica é feita por costureiras de comunidades.
O que o torna especial:
“Conseguimos unir em um mesmo produto as causas ambientais, sociais e ainda dar espaço para divulgação de novos artistas”, diz Izis.
Modelo de negócio:
A venda das camisetas é feita principalmente pelo e-commerce e em alguns eventos que a marca participa. O preço delas varia entre 69 reais e 89 reais.
Fundação:
Agosto de 2016.
Sócias:
Izis Bispo – Fundadora e diretora de Comunicação e Novos Negócios
Karina Salazar – Fundadora e diretora de Criação
Perfil das fundadoras:
Izis Bispo – 30 anos, Ibicaraí (BA) – formada em Jornalismo pela FIAM. Trabalhou na assessoria de imprensa do SBT, foi repórter do portal Medalha Brasil e em um jornal de bairro da zona norte de São Paulo, é coordenadora de comunicação na Curves Brasil.
Karina Salazar – 24 anos, São Paulo (SP) – formada em Publicidade, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Trabalha como assistente de comunicação na Curves Brasil.
Estágio atual:
A empresa ainda não tem sede própria, mas as sócias pretendem conseguir uma até o fim de 2016.
Como surgiu:
Em uma viagem para Madri, Izis conheceu um brechó da Fundação Humana e começou a se interessar mais pela moda sustentável e com cunho social. “Eu já conhecia o trabalho da empresa TOMS, que pratica o One for One, e segui pesquisando sobre moda ecológica. Então, apresentei o projeto para a Karina, que tinha um senso estético apurado e a mesma vontade de fazer algo que fosse relevante para a sociedade e para as comunidades em que crescemos”, conta Izis. Assim, a parceria começou e Karina passou a ser responsável por toda a identidade visual da marca e das primeiras camisetas lançadas.
Aceleração:
Em junho de 2016, a dupla ganhou um fundo semente do “Curso Make Thinking: Como tirar projetos do papel em tempo recorde para iniciar suas atividades”. Na ocasião, Izis e Karina conheceram Matias Arango, um dos fundadores da incubadora social Iroko, que hoje trabalha junto com elas no desenvolvimento e gestão do projeto.
Investimento recebido:
Não informado.
Necessidade de investimento:
Não informada.
Mercado e concorrentes:
As sócias dizem que acreditam em um crescimento da empresa, principalmente por meio da divulgação e conscientização das pessoas. A Camiseta Feita de PET tem um trabalho semelhante.
Maiores desafios:
“O alto custo da matéria prima (tecido sustentável) é um dos nossos principais desafios”, diz Izis.
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Dezembro de 2016.
Visão de futuro:
“Promover a transformação social através da arte e da sustentabilidade”, segundo Izis.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.
A startup ajuda empresas a reduzirem suas emissões de CO2 ao oferecer incentivos para os colaboradores se locomoverem de forma menos poluente, seja fazendo uma caminhada, usando bikes, veículos elétricos ou transporte público.
Com uma metodologia própria, a startup capacita catadores de materiais recicláveis, pescadores artesanais e agricultores familiares para encontrarem oportunidades na economia circular e auxilia empresas a se tornarem mais sustentáveis.