A scale-up Pix Force foi uma das 10 parceiras da Dexco no programa Open Dexco. O programa, que se iniciou em Maio de 2022, buscou potencializar a capacidade de relacionamento da Dexco com o ecossistema de inovação por meio de parcerias com startups e scale-ups do Brasil.
O Open Dexco reuniu 10 desafios relacionados às dores da empresa e contou com startups com nível avançado de maturidade para cocriar soluções possíveis. No caso da Pix Force o desafio foi a “inspeção de equipamentos em locais de difícil acesso”.
Para isso, o piloto desenvolvido pela scale-up utilizou os drones para captação de imagens de telhados do complexo industrial da Dexco e posterior análise por meio de Inteligência Artificial. A proposta da scale-up era garantir a inspeção de áreas de difícil acesso de forma eficiente, diminuindo os erros e possibilidades de acidentes.
“Em programas de inovação aberta, é importante ter uma metodologia de trabalho bem definida, pois o tempo de desenvolvimento geralmente é curto. Nesse processo, vimos que a Dexco está, de fato, aberta à inovação. O interesse da equipe da empresa fez com que o projeto fosse desenvolvido dentro do tempo estipulado e apresentasse resultados positivos”, informou Pedro Pascoal, Product Owner da Pix Force.
O programa de inovação aberta da Dexco é parte das estratégias da companhia para ampliar o relacionamento com o ecossistema de inovação. Desenhado em parceria com a Innoscience, o programa já garantiu bons frutos para os atores envolvidos. Sérgio Gualdi, sócio da Innoscience, comenta sobre o sucesso do programa:
“Do ponto de vista de estratégia, o programa teve como objetivo reforçar e renovar o negócio existente, de modo a ampliar a excelência operacional, fomentar a cultura de inovação e gerar ganhos de reputação da marca junto ao ecossistema”.
A transformação da cultura da empresa também foi ponto de destaque citado por Renato Xavier de Lima, especialista em Inovação da Dexco. Ele ressalta que o programa permite que a companhia aprenda o modo de fazer das startups, trazendo mais agilidade para os processos e mais colaboração entre as equipes.
“Consideramos o Open Dexco como um sucesso, pois o programa corrobora com a nova cultura da empresa. Nós temos como lema a ideia de que ‘inovamos, simplificamos e aprendemos com os erros’, e o programa dialoga com esse pensamento.”
Durante o período de desenvolvimento do piloto, cada equipe participante contou com o auxílio de colaboradores internos da Dexco. Giovanni Bertolucci, analista de melhorias da Dexco, foi um deles. Durante três meses, o analista liderou o projeto de rastreabilidade de produtos na cadeia de produção, realizado pela Ledcorp. Ele conta que:
“Nunca tinha trabalhado com startups antes e, para mim, essa foi uma experiência interessante, pois foi possível trocar experiências. Enquanto a startup oferecia um conhecimento aplicado, a gente oferecia a experiência. Com isso, acabei criando uma relação forte com o representante da empresa para ver o que poderia ser melhorado”.
O Open Dexco aconteceu em 6 etapas:
Ao todo foram avaliados 258 parceiros, dos quais 60 foram classificados e 29 tiveram oportunidade de participar do pitch day. Desses, 10 startups foram para a fase de imersão e piloto. Ao fim do programa, todos os pilotos foram bem-sucedidos e, agora, serão estendidos ou escalados pela empresa.
Confira os desafios e a lista de parceiros da primeira edição do Open Dexco:
Com alta taxa de sucesso dos pilotos e de contratação, o ciclo de estreia do programa de open innovation do Grupo Águas do Brasil mostra que os desafios do setor são grandes oportunidades para o ecossistema de inovação brasileiro