• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

Mulheres na ciência: quem serão as líderes das áreas de STEM da próxima geração?

Daniella Grinbergas - 4 abr 2025 Daniella Grinbergas - 4 abr 2025
COMPARTILHAR

As anotações datadas de 1840 da matemática inglesa Ada Lovelace a tornaram a primeira programadora de computadores da história. Nos anos 1980, a cientista polonesa Marie Curie revolucionou os estudos sobre a radioatividade ao descobrir o rádio e o polônio. Em meados de 1950, a biofísica britânica Rosalind Franklin fotografou a estrutura do DNA, participando de uma das maiores descobertas do século 20. 

Esses são três exemplos de mulheres brilhantes que deixaram contribuições riquíssimas para a humanidade. Mas imagine quantas barreiras elas tiveram de ultrapassar para conseguir realizar seus trabalhos. Rosalind Franklin sequer foi citada por seus parceiros no Prêmio Nobel de Medicina, reconhecimento que também deveria ser dela. 

Mas, se com tantos entraves pelo caminho, cientistas como essas foram capazes de deixar legados impressionantes, imagine se as mulheres fossem realmente incentivadas a participar da ciência…

É exatamente isso que a 3M Brasil vem fazendo, como afirma Marcia Ferrarezi, líder de operações de P&D da 3M para a América do Sul.

“Internamente, há anos discutimos sobre práticas e programas para impulsionar o potencial das mulheres em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”

Nesse sentido, desde 2020, a empresa promove o Prêmio 25 Mulheres na Ciência América Latina. A iniciativa joga luz sobre os trabalhos de pesquisadoras da região e ajuda a inspirar as futuras gerações na escolha de carreiras STEM, mirando na redução da lacuna de gênero nesses campos.

Este ano, a edição foi focada no empoderamento de estudantes universitárias, reconhecendo e celebrando suas contribuições para o progresso científico. Participaram da seleção alunas de graduação ou pós-graduação vinculadas a projetos acadêmicos ou de pesquisa nas disciplinas de STEM.

Vale ressaltar que das 25 vencedoras, 10 são brasileiras.

“É gratificante poder testemunhar os excelentes resultados que vêm sendo produzidos em nosso país. Como profissional da área de Pesquisa e Desenvolvimento e, também, como embaixadora 3M deste prêmio no Brasil, parabenizo todas as ganhadoras por sua dedicação e paixão pela ciência aplicada”

Para conhecer mais sobre o programa e sobre os trabalhos das vencedoras, assista ao vídeo e baixe o e-book no site da 3M

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: