A diferença básica entre energia eólica onshore, que já conhecemos e utilizamos muito por aqui, e a offshore é o local de instalação dos parques. Na offshore, eles são construídos em alto-mar, o que eleva a capacidade de geração das turbinas. Agora, imagine o potencial que nosso país apresenta para essa modalidade, tendo em vista os mais de 7 mil quilômetros de costa.
Para explicar sobre a eólica offshore, as vantagens, o cenário atual e a importância de começar a olhar para essa opção, mesmo ainda tendo um vasto potencial a ser explorado em terra, a Neoenergia, em parceria com o Projeto Draft, apresenta o Talks “Bons ventos: explorando as vantagens e desafios da Eólica Offshore”.
Os convidados desse debate são os especialistas no assunto: Adriano Gouveia, engenheiro eletricista, com mais de 12 anos de experiência na área de renováveis, gerente de desenvolvimento de eólica offshore na Neoenergia; e Matheus Noronha, head de Energia Eólica Offshore, da ABEEólica, a Associação Brasileira de Energia Eólica, autor de dois livros e pesquisador com mais de 70 publicações científicas.
A conversa, mediada pela jornalista Daniella Grinbergas, editora do Projeto Draft, pode ser assistida na íntegra abaixo. Acesse agora mesmo esse papo esclarecedor e muito atual.