“Imagine a carreira literalmente como uma escada. Você alcança o primeiro degrau, o segundo, o terceiro. Você está trabalhando para chegar ao topo. O desafio para as mulheres é que elas cairão logo no início.”
Quem diz isso é Lareina Yee, coautora do livro The Broken Rung: When the Career Ladder Breaks for Women–and How They Can Succeed in Spite of It. Na obra, ela, Kweilin Ellingrud e María del Mar Martínez (as três, sócias da consultoria McKinsey) abordam o fenômeno “degrau quebrado”, que emperra a chegada das mulheres a cargos de liderança.
O livro é novo, foi lançado neste mês, mas o fenômeno, não. Afinal, não é de hoje que pesquisas indicam que mulheres são preteridas para cargos de gerência. Um levantamento recente da Diversitera sobre o cenário no Brasil aponta, entre outros dados, que elas ocupam apenas 35% da alta liderança, ganham 21% a menos do que homens na mesma função e recebem 20% menos promoções ao longo da carreira.
Confira no nosso carrossel mais detalhes sobre esse problema, suas causas e como as empresas podem combatê-lo, promovendo a equidade de gênero e também alcançando melhores resultados.
Verbete Draft é uma série que apresenta o vocabulário imprescindível da nova economia. São conceitos, tendências e tecnologias que você precisa conhecer para impulsionar seu negócio, atrair investidores e se conectar com seu público-alvo.