Nova Jeep Experience: nada se perde, muito se cria e tudo se transforma em história | Crie | Projeto Draft


SPONSORS:

Nova Jeep Experience: nada se perde, muito se cria e tudo se transforma em história

- 10 de agosto de 2018
A paisagem contemplativa das Serras do Sul convidava todos a um encontro com sua própria natureza.
A paisagem contemplativa das Serras do Sul convidava todos a um encontro com sua própria natureza.

Jeep Experience é um termo quase autoexplicativo. É o nome de uma ação global da marca Jeep para expedições de test driveem terreno off roade, ainda, uma tradução fiel do que deseja o consumidor quando opta por um Jeep: ter experiências e não somente um carro.

É com isso em mente que o CRIE, hub de inovação em comunicação da FCA, tem ajudado a ampliar a Jeep Experience no Brasil e a transformou em uma plataforma que também gera conteúdo para a marca.

“A Jeep Experience se tornou um evento, nosso projeto de relacionamento com a imprensa e com formadores de opinião”, conta João Ciaco, diretor de marketing, comunicação e sustentabilidade da FCA.

As expedições para locais com paisagens cinematográficas e trilhas de difícil acesso se mantêm como parte importante do evento. Agora, são também levados para as viagens os conceitos das campanhas que já estão sendo trabalhados pela marca e pessoas que, além do “espírito Jeep”, possuem alto potencial de amplificação de mensagens. O pulo do gato é “costurar” uma unidade entre tudo e todos — e que seja especial.

A primeira Jeep Experience feita nesse novo formato aconteceu em outubro do ano passado, com o Jeep Renegade, durante a campanha “Tudo Nele é Jeep”. Para provar que o Renegade é um Jeep robusto, a expedição foi feita no parque estadual do Jalapão, no Tocantins, que tem um dos terrenos off roadmais difíceis do país.

O Jeep Renegade levantando poeira nas pedreiras do Jalapão.

O Jeep Renegade levantando poeira nas pedreiras do Jalapão.

“O evento foi muito positivo por mostrar a autenticidade do Jeep Renegade e  por ampliar a conversa para além do trade automotivo, ganhando espaço em editorias como viagem, lifestyle, fotografia e tantas outras. Foi a soma da robustez do Renegade e sua performance naquele tipo de terreno, com o que é possível viver a bordo de um Jeep de verdade”.

Mês passado, rolou a segunda Jeep Experience no novo formato, desta vez com o Jeep Compass. O fio condutor foi a campanha que está sendo trabalhada no carro: “Encontre sua Verdadeira Natureza”, “Recalcule”, uma chamada para que as pessoas mergulhem dentro de si mesmas, conheçam seus verdadeiros desejos e sigam em direção a eles. Ou seja, descubram sua própria natureza e recalculem a rota de suas vidas.

A pegada do evento foi “imersão” e os convidados foram conduzidos a isso de duas formas: pelas trilhas das Serras do Sul do país, local escolhido por suas paisagens contemplativas, e por meio de três dinâmicas específicas, guiadas pelo casal Jaque Barbosa e Eme Viegas (criadores do Hypeness e do Nômades Digitais), Thais Faleiros (professora de yoga) e Fábio Seixas (criador do Festival Path).

Bárbara Bono, head de conteúdo e criação da FCA, explica a curadoria do evento:

“Jacque e Eme falaram sobre vida nômade e propósito, nos fazendo refletir sobre as novas formas de trabalho e como podemos fazer o que gostamos de fato. Thais deu aula de yoga nidra, um relaxamento consciente que aumenta o conhecimento, a criatividade e a clareza mental. Todo processo de transformação e conexão precisa de corpo e mente alinhados. Fábio atuou em uma frente mais prática, com um workshop que ajuda a colocar no papel o recálculo de vida e o encontro com a própria natureza tirando-os do campo do sonho e da idealização.”

O alto astral da galera nas paradas da expedição nas Serras do Sul.

O alto astral da galera nas paradas da expedição nas Serras do Sul.

Dentre os integrantes do time, que no total teve 40 pessoas, havia jornalistas, clientes, funcionários e, claro, influenciadores e amplificadores das mensagens vivenciadas e criadas na  expedição.

Além disso, uma novidade: o conteúdo do evento dará origem a um documentário  (ainda sem data de estreia) chamado “Sua Natureza”, primeiro da marca para a nova plataforma do Instagram, a IGTV, inaugurada junho deste ano no mundo todo.

 

 

“Toda a captação e o olhar de edição foram pensados para o formato vertical e para o consumo de ‘TV no celular’: nem muito, nem pouco tempo e com a profundidade ideal de quem acompanha conteúdo ali”, diz Bárbara.

Assim que estrear, “Sua Natureza” estará também no YouTube e no Facebook da Jeep, e no site do projeto Jeep Compass Recalcule, feito em parceria com a Editora Globo. Neste último, haverá material extra com as histórias dos personagens.

Para Ciaco, ao se tornar uma plataforma de experiência, a Jeep Experience proporciona um conteúdo plural para a marca. “Dessa forma, todos os convidados, incluindo os clientes, se tornam porta-vozes de experiências para a Jeep.”

 

Ficha técnica do projeto

Nome: Jeep Experience.
O que é: Evento de relacionamento da marca que envolve expedições de test drive em terreno off road e geração de conteúdo.
Profissionais envolvidos: Bárbara Bono, Head de Conteúdo da FCA, Nathalia Aguiar, Gerente de Projetos da FCA, André Lefcadito, da Estilingue Filmes (direção de vídeo), equipe do hub CRIE, Sunset Comunicação e Estilingue Filmes.
Aprovação: João Ciaco, Diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da FCA.
Número de peças: Superior a 30.
Meios utilizados: Facebook, YouTube e Instagram da Jeep, Jeep Compass Recalcule e canais dos influenciadores.
Período de veiculação: Agosto e setembro de 2018.
Principais resultados: Ainda não totalmente computados.

Banner Jeep Experience

Veja também: