Nome:
Barpass.
O que faz:
É um clube de benefícios, via aplicativo, que concede desconto de no mínimo 10% ao final da conta em restaurantes, lanchonetes, cafeterias, hamburguerias, soverterias, entre outros estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar.
Que problema resolve:
Busca ajudar os usuários a economizarem ao sair para se alimentar, diminui a ociosidade nos estabelecimentos e permite a avaliação “real e justa” desses locais pelos clientes seguindo três categorias distintas (alimentação, ambiente e atendimento).
O que a torna especial:
De acordo com o fundador, o app não está condicionado ao uso por uma lista de restrições. “O Barpass está no mercado para facilitar a utilização de desconto e promoções. Sempre que for em um estabelecimento parceiro, terá desconto.”
Modelo de negócio:
A assinatura padrão será de 14,90 reais. No caso de empresas, ou o colaborador assume o valor de 9,90, ou a negociação é diferenciada caso a própria empresa assuma a mensalidade. A startup começará a cobrar após o Carnaval.
Fundação:
Setembro de 2019.
Sócio:
Felipe Ribeiro — fundador
Fundador:
Felipe Ribeiro — 24 anos, São Paulo (SP) — é formado em Engenharia de Produção pela FAAP, com especialização em Finanças e Eficiência Empresarial pela FIA-USP. É autor do livro “Descobrindo o Mercado de Ações”. Antes da Barpass, trabalhou em empresas como Votorantim e FAAP.
Como surgiu:
O fundador conta que, em meados de 2018, quando trabalhava em um grande grupo em São Paulo, estava almoçando com um colega do trabalho e comentou sobre a parceria que a empresa havia firmado com a Gympass. “Essa pessoa me perguntou se eu utilizava o serviço. Brincando, respondi que sim, mas que o exercício era levantamento de copo. Ele então disse que no meu caso não seria Gympass e sim Barpass. Eu amei o nome e comecei a idealizar o projeto. Pouco tempo depois, acabei deixando essa empresa e passei a focar 100% do tempo na startup”, diz Felipe.
Estágio atual:
Conta com mais de 150 estabelecimentos cadastrados e operando na cidade de São Paulo. Não divulga o número de usuários. A startup está sediada no hub de empreendedorismo da FAAP.
Aceleração:
Foi acelerada pela Voe Sem Asas e IBM, em um programa chamado “Quem Quer Ser um Unicórnio” – QQSU (2018), ocasião em que Felipe conheceu seu investidor-anjo.
Investimento recebido:
Já foram investidos mais de 250 mil reais até o momento, entre capital próprio e do empreendedor e do investidor-anjo.
Necessidade de investimento:
Quer captar 1 milhão de reais para investir 40% em marketing e força de vendas, 35% para operação/produto e 25% com pessoas.
Mercado e concorrentes:
“Desde que existe comércio, existe o desconto. O que estamos fazendo é democratizá-lo e agregar valor nele, tanto para o associado, que poderá utilizá-lo em vários lugares, como para os proprietários de estabelecimentos, que contarão com uma ferramenta de divulgação e atração de clientes”, afirma o fundador. Ele aponta como concorrentes, apesar de não apresentarem a mesma solução, o ChefsClub, The Fork, Primeira Mesa, Groupon e Peixe Urbano.
Maiores desafios:
“Nosso maior desafio hoje é a inclusão de estabelecimentos parceiros em nossa base. Chegar até o tomador de decisão é um processo complicado e demorado, muitos não querem atender novos fornecedores. Alguns descartam de cara dizendo que já possuem aplicativos de entrega, para se ter uma ideia da falta de vontade de entender o produto. No entanto, passando essa fase, os estabelecimentos parceiros têm aceitado bem nossa proposta. Acreditamos que o processo de expansão para outras localidades, pois ainda estamos restrito à capital paulista, será igualmente um grande desafio.”
Faturamento:
Ainda não fatura.
Previsão de break-even:
Entre 18 e 24 meses.
Visão de futuro:
“Temos diversas oportunidades mapeadas e já em curso para acontecer, inclusive, a internacionalização.”
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.