Nome:
Coletivo Bombo.
O que faz:
É um espaço de vivência em economia criativa com o objetivo de desenvolver e acelerar pequenos empreendedores.
Que problema resolve:
O Coletivo oferece oportunidade para que produtores independentes possam pensar em seus pequenos negócios de forma estruturada por meio de cursos, consultorias, bazares e, em breve, uma loja.
O que o torna especial:
A partir de setembro, o Coletivo Bombo terá uma loja que será um espaço para que os pequenos empreendedores possam divulgar e vender seus produtos.
Modelo de negócio:
Pelo PEC (Programa de Empreendedorismo Criativo), a empresa oferece cursos e consultorias individuais que visam o desenvolvimento do empreendedor, cobrando por atividade. No espaço do Coletivo, há também uma loja colaborativa de orgânicos e naturais, a Bomborgânico + naturalshop), que também gera receita para o espaço.
Fundação:
Julho de 2015.
Sócias:
Ana Paula de Moraes Moreira – Sócia-fundadora
Damaris Adamucci – Sócia
Perfil dos fundadores:
Ana Paula de Moraes Moreira – 32 anos, São Paulo (SP) – formada em Psicologia pelo Mackenzie. É psicóloga e coach, trabalhou por muitos anos em Recursos Humanos, passando por grandes empresas e projetos. Há 4 anos, abriu sua empresa de coaching e leva paralelamente seus atendimentos junto com as atividades do coletivo e da loja.
Damaris Adamucci – 29 anos, São Paulo (SP) – formada em Jornalismo pela Universidade Metodista. É jornalista, especialista em marketing digital. Trabalhou com comunicação e marketing por 8 anos e, atualmente, também atua em um projeto de consumo consciente, o Trocaí, no qual realiza feiras de trocas, palestras e workshops sobre o tema.
Como surgiu:
“O Coletivo Bombo surgiu da vontade de compartilhar conhecimento com o objetivo de gerar crescimento pessoal e profissional”, diz Damaris. Com o aumento do empreendedorismo e de produtores independentes, as sócias perceberam a necessidade de oferecer conteúdo e orientação, utilizando ferramentas que elas já tinham em seus perfis, como Branding, Coaching e Design Thinking, entre outras.
Estágio atual:
Hoje, o Coletivo Bombo conta com duas unidades, uma no bairro do Ipiranga, onde funcionará a cede de sua loja colaborativa, e outra no bairro da Praça da Árvore, onde são realizados os cursos e eventos voltados à economia criativa. Já passaram pelo coletivo cerca de 150 marcas e profissionais independentes.
Aceleração:
Atualmente, o Coletivo passa pelo Speed Mentorig da Escola de Negócios do Sebrae.
Investimento recebido:
A empresa recebeu inicialmente um investimento de 45 mil reais.
Necessidade de investimento:
As sócias planejam buscar um investimento de cerca de 100 mil reais.
Mercado e concorrentes:
“Acreditamos que o cenário econômico atual seja altamente favorável para esse de modelo, uma vez que com o desemprego cresce a cada dia e empreender passa a ser uma opção”, diz Damaris. Ela também conta que existem alguns modelos de negócios semelhantes, mas não considera concorrentes diretos.
Maiores desafios:
Segundo Damaris, esse desafio “é fortalecer a economia criativa tanto para quem quer empreender como para consumidores finais”.
Previsão de break-even:
Julho de 2017.
Visão de futuro:
“Ser referência dentro do modelo de economia compartilhada, do fortalecimento de produtores independentes e de consumo consciente”, diz Damaris.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.
Em fase pré-operacional, o banco pretende ajudar influencers e creators a monetizar melhor sua jornada. Além de contabilidade e linha de crédito, o Influencers Bank oferecerá, em um marketplace, jobs de marcas e agências contratantes.
A empresa, que se define como um laboratório de Economia Criativa de Impacto, apoia associações e cooperativas para crescerem e capacita pequenos empreendedores no Brasil.