Nome:
Dona App.
O que faz:
Conecta pessoas ou estabelecimentos que precisam de serviços de limpeza a diaristas em Belo Horizonte.
Que problema resolve:
Para os contratantes, facilita a busca com segurança de um profissional de limpeza. Para diaristas, promove o aumento da renda familiar.
O que a torna especial:
Segundo o fundador, o app prevê os gastos do usuário logo na solicitação do serviço, quando ele indica o número de cômodos e banheiros do seu lar ou loja e possibilita o pagamento de diferentes formas (dinheiro, cartão de crédito e boleto).
Modelo de negócio:
O Dona App cobra 24% das diaristas por cada faxina feita.
Fundação:
Agosto de 2017.
Sócio:
Victor Ferreira de Lima — CEO
Perfil do fundador:
Victor Ferreira de Lima — 22 anos, Ulianópolis (PA) — é formado em Nutrição pela Faculdade Maurício de Nassau. Fundou a empresa Maria Cookies.
Como surgiu:
Victor diz que a ideia do app surgiu quando ele morava em Campina Grande, na Paraíba, e dividia apartamento com outros estudantes. Ele conta que o grupo não tinha tempo de fazer a limpeza do local e sentiu muita dificuldade em encontrar uma diarista. O fundador pensou primeiro em uma solução via WhatsApp que, depois, se desenvolveu e virou um aplicativo.
Estágio atual:
O Dona App começou a operar em janeiro deste ano e conta com mais de 50 clientes e 40 diaristas cadastradas.
Aceleração:
Busca aceleração.
Investimento recebido:
O fundador investiu 15 mil reais de recursos próprios no negócio.
Necessidade de investimento:
Estuda a possibilidade de buscar um aporte, ainda sem valor definido, para estruturar a operação, expandir a área de cobertura e aumentar o posicionamento nas mídias e redes sociais.
Mercado e concorrentes:
“O mercado de diaristas movimenta 106 bilhões de reais por ano no Brasil”, diz Victor. Ele aponta como concorrentes as plataformas Parafuzo, Diaríssima e Diaristas. Há ainda a Miss Limpeza.
Maiores desafios:
“Nosso maior obstáculo é aumentar a quantia de solicitações diariamente e atrair mais clientes”, afirma o CEO.
Faturamento:
Cerca de 12 mil (desde o lançamento do app em janeiro).
Previsão de break-even:
Junho de 2019.
Visão de futuro:
“Queremos alcançar uma média de 50 contratações semanais e aumentar em 50% os cadastros tanto em clientes como diaristas até dezembro. Além disso, pretendemos expandir o serviço para grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba”, conta Victor.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A plataforma calcula mensalmente os recibos de pagamento, realiza o controle de férias e licenças e gera lembretes de obrigações trabalhistas e suporte técnico especializado.
A startup mapeia o perfil dos profissionais por geolocalização, mas a negociação dos trabalhos é feita pelos clientes diretamente com os prestadores de serviço, sem nenhuma cobrança pela indicação.