Nome:
Explika.
O que faz:
Oferece aos usuários do aplicativo, de forma gratuita e simples, a visualização do seu consumo de chamadas, dados e torpedos para pré e pós-pagos.
Que problema resolve:
Possibilita aos usuários fazer o controle das chamadas, dados e torpedos, a partir das informações do celular.
O que o torna especial:
O app envia por e-mail os consumos do celular e seu histórico de utilização. Isso ajuda o usuário a descobrir se ele foi cobrado corretamente, como pode gastar menos, se o plano de dados que ele contratou é o melhor etc.
Modelo de negócio:
A lucratividade do aplicativo se dá através da receita de propaganda e da sua versão paga disponível ao usuário, que inclui estudos de consumo e portabilidade.
Fundação:
Janeiro de 2016.
Sócios:
Diego Paes Leme – CEO
Perfil do fundador:
Diego Paes Leme – 30 anos, São Paulo (SP) – formado em Tecnologia da Informação. CEO da Controle Já, onde desenvolve soluções para gestão de custos em telecom e TI, para o mercado B2B.
Como surgiu:
“Hoje, não conhecemos nenhum aplicativo que seja isento e ajude os usuários no controle dos seus consumos. Decidimos, então, criar o Explika, para ajudar os clientes de telefonia celular no Brasil de forma clara e imparcial”, conta o CEO.
Estágio atual:
O escritório da startup está na região da Consolação, em São Paulo.
Aceleração:
Diego está buscando aceleradoras.
Investimento inicial:
O investimento foi de 150 mil reais.
Necessidade de investimento:
Há interesse em investidores.
Mercado e concorrentes:
“O mercado potencial é superior a 110 milhões de celulares entre pré-pago e pós-pago no Brasil”, diz Diego. Para ele, não existem concorrentes diretos para este tipo de serviço, que engloba um serviço de análise para os dados de celulares.
Maiores desafios:
Diego diz que, em 2017, ele tem planos para desenvolver o app para outros sistemas além de Android, iniciando com iOS e posteriormente Windows Phone.
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Dentro de nove meses.
Visão de futuro:
“Se tornar um serviço amplamente utilizado por brasileiros que precisam entender e controlar melhor seu consumo de celular”, segundo Diego.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.
A empresa, que se define como um laboratório de Economia Criativa de Impacto, apoia associações e cooperativas para crescerem e capacita pequenos empreendedores no Brasil.