Nome:
Papa Recall.
O que faz:
É um aplicativo que alerta o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da montadora para conserto ou troca de peças e também indica futuros recalls assim que são lançados.
Que problema resolve:
Busca facilitar a vida dos proprietários de carros em relação aos recalls, reduzindo riscos de acidentes e evitando que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.
O que a torna especial:
Segundo o fundador, o app traz todas as informações referentes ao recall, como motivos, riscos, duração e período, além de indicar as concessionárias mais próximas para realizar o procedimento.
Modelo de negócio:
Para os usuários é gratuito. Cobra uma taxa por indicação das concessionárias para o agendamento de recalls, além de lucrar com publicidade dentro do app.
Fundação:
Fevereiro de 2019.
Sócio:
Március Vinícius Soares de Melo — CEO
Fundador:
Március Vinícius Soares de Melo — 47 anos, Teresina (PI) — é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí. Fundou a agência de publicidade Eclética, o sopolitica.com.br (portal que trazia, além do jornalismo especializado, o serviço de Gabinete Virtual para os políticos) e o estoquecarro.com (buscador vertical de ofertas de carros).
Como surgiu:
Március Vinicius conta que após utilizar uma plataforma de compra e venda de veículos e pesquisar mais sobre o setor, percebeu que não havia nada que facilitasse a vida dos motoristas referente ao recall. A Portaria 69/2010 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Ministério da Justiça, que deve entrar em vigor no segundo semestre de 2019 e regulamenta uma série de questões sobre este serviço, fez com que ele pensasse em criar a plataforma. Depois de duas versões que não funcionaram como previa, o app está disponível para Android e iOS.
Estágio atual:
Nos próximos noventa dias, o escritório do Piauí será transferido para São Paulo, com o objetivo de facilitar o relacionamento com as montadoras e os grandes anunciantes. Cerca de 15 mil motoristas já baixaram o PapaRecall e 26 mil carros já foram monitorados pelo sistema do aplicativo.
Aceleração:
Não teve.
Investimento recebido:
O fundador investiu 305 mil reais na startup.
Necessidade de investimento:
O empreendedor quer captar investimento externo. “Hoje, para atingirmos 1 milhão de usuários, precisaríamos de 3 milhões de reais”, diz.
Mercado e concorrentes:
“O Brasil possui quase 23 milhões de carros com recalls pendentes, mesmo as montadoras se esforçando para reparar esses defeitos de fabricação”, afirma Március Vinícius. Ele conta que a startup não tem concorrentes diretos, já os indiretos são o site do Procon/SP e o site do Ministério da Justiça.
Maiores desafios:
“Por conta do ineditismo, o maior desafio é conquistar o mercado antes da chegada de um grande concorrente.”
Faturamento:
1,5 milhão (previsão para o final de 2019).
Previsão de break-even:
Junho de 2020.
Visão de futuro:
“Ser a melhor solução tecnológica quando o assunto for recall automotivo”, diz o CEO.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.