O PickMeApp leva os clientes de graça para bares e baladas de BH

- 16 de agosto de 2017
pickmeapp

Nome:
PickMeApp.

O que faz:
É um aplicativo de transporte gratuito e compartilhado que pode ser usado por clientes dos estabelecimentos registrados na plataforma. Os estabelecimentos pagam para trazer e levar o usuário para casa com o propósito de aumentar o fluxo do local.

Que problema resolve:
Para os usuários, elimina o custo de deslocamento para os bares. Para os estabelecimentos, dá acesso a dados que podem ser valiosos do ponto de vista de marketing, fidelidade e promoções.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, além de servir como uma plataforma de publicidade para os estabelecimentos, o PickmeApp fornece dados de comportamento dos usuários, como localização, horário de deslocamento, gênero, idade e consumo.

Modelo de negócio:
A startup cobra dos estabelecimentos por pessoa transportada.

Fundação:
Março de 2016.

Sócio:
Romulo Carvalho — CEO
Gustavo Azevedo — CFO
Rodrigo Ribeiro — CTO
Silvio de Castro — CCO

Perfil dos fundadores:

Romulo Carvalho — 24 anos, Belo Horizonte (MG) — é formado em Direito pela Faculdade Milton Campos. Trabalhou com fusões e aquisições de startups em escritórios como Azevedo Sette Advogados e Souza Cescon.

Gustavo Azevedo  28 anos, Belo Horizonte (MG) — é formado em Administração na PUC-MG e Engenharia de Produção e Civil pela Universidade FUMEC. Trabalhou com gestão de projetos voltados para o ramo de construção civil na LCA Engenharia e XPLAN Gerenciamento.

Rodrigo Ribeiro  28 anos, Belo Horizonte (MG) — é formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fundou a rádio online iRadio e trabalhou na Localiza Rent a Car.

Silvio de Castro  28 anos, Januária (MG) — é formado em Administração pela PUC-MG. Trabalhou no Bradesco e é proprietário de uma corretora de seguros.

Como surgiu:
A ideia surgiu quando os sócios perceberam que não havia uma solução alternativa de transporte para quem sai à noite com mais frequência e acumula uma conta cara de táxi, Uber ou similares. Em 2015, rodaram o MVP e, com a boa aceitação dos estabelecimentos da cidade, começaram a desenvolver e aprimorar o programa.

Estágio atual:
O app funciona apenas em Belo Horizonte, tem cerca de 30 mil downloads e 40 estabelecimentos cadastrados como clientes.

Aceleração:
O PickMeApp foi finalista da InoVatia Brasil. Também participou do 100 Open Startups.

Investimento recebido:
Os sócios investiram 150 mil reais e também firmaram uma parceria de investimento com o Grupo JChelby.

Necessidade de investimento:
Os fundadores pretendem fazer uma rodada de investimento em breve, mas ainda não fecharam o valor. O plano é captar para melhorar o sistema e expandir para outras capitais.

Mercado e concorrentes:
“O mercado de entretenimento movimenta mais de 200 bilhões de reais anualmente e 13,5% disso representa somente o que é gasto com transporte”, diz Gustavo. Ele aponta como concorrentes indiretos Uber, Cabify e táxis.

Maiores desafios:
“Um app disruptivo como o nosso tem muitas dificuldades na parte de credibilidade e confiança dos usuários e motoristas. Por isso, temos que investir muito em benefícios e bônus para motoristas ingressarem na plataforma, assim como marketing para usuários baixarem o app”, diz o CFO da startup.

Faturamento:
Entre 4 mil e 6 mil reais mensais.

Previsão de break-even:
Novembro de 2018.

Visão de futuro:
“Queremos ser uma ferramenta completa de marketing direcionado não somente para estabelecimentos, mas também marcas que queiram impactar seus clientes e entender seus hábitos de consumo”, afirma Gustavo.

Onde encontrar:
Site
Contato

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para mentoria@projetodraft.com e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

Veja também: