• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

O poder do Storytelling: saiba como a C&A engaja mais de 15 mil colaboradores produzindo grandes narrativas de marca

Daniella Grinbergas - 3 dez 2021
Selda Klein, head de Pessoas e Cultura da C&A.
Daniella Grinbergas - 3 dez 2021
COMPARTILHAR

“Quando abrimos um álbum de fotos de uma festa de aniversário, revivemos o momento. Aquele registro é fundamental para complementar o que a memória deixou passar, para ver aquela criança que cresceu, o familiar que não está mais… O registro é muito importante para manter a história viva em detalhes. É isso que estamos fazendo na C&A com um plano de comunicação que vai escrever nossa história e o que estamos construindo para nós e para os que chegarem”, conta Selda Klein, head de Pessoas e Cultura. 

Na empresa há dez anos, a executiva conta que vivenciou mudanças relevantes com a marca, mas que o movimento de agora, o chamado C&A Fashion Tech, é uma das transformações mais profundas já realizadas e que abraça todas as áreas. 

Por isso, a C&A investiu em um projeto de comunicação que envolve absolutamente todos os funcionários, contando a eles cada passo dessa nova jornada e registrando esses momentos, para que eles se reconheçam nos avanços, sintam-se parte do movimento e estejam presentes na recordação que ficará para o futuro. 

MAS O QUE É O MOVIMENTO FASHION TECH?

Em outubro de 2019, a C&A abriu o capital de sua operação local, decidiu mudar de rota e se debruçou sobre um novo plano de criação de valor. Porém, com a chegada da pandemia, a varejista se viu obrigada a rever e reforçar algumas das alavancas desse projeto, investindo fortemente para acompanhar as mudanças globais. 

Foi aí que seu movimento de transformação ficou ainda mais claro em direção ao C&A Fashion Tech. A operação é ambiciosa e o plano é estruturado em quatro alavancas: Digital, Supply Chain, Expansão e Crédito. 

No cenário de lojas fechadas por conta do isolamento, a C&A acelerou as iniciativas em relação ao digital, seguindo na direção de empresa tech, data driven e que aplica a tecnologia em todas as suas áreas. No campo do Supply, a cadeia de suprimentos, os investimentos puderam ser vistos nos Centros de Distribuição robotizados, nos novos softwares de gestão, nas entregas omnicanal e por aí vai. 

Cumprindo a meta, a alavanca de expansão entregou 26 lojas e explorou novas localidades – o objetivo é inaugurar outras 35 no ano que vem. Amarrando tudo, vem uma grande novidade em Crédito: o C&A Pay, um cartão digital que pode ser contratado em 4 minutos, já que a varejista tem o domínio do crédito. Ou seja, é possível aprovar muito mais e conquistar ainda mais clientes. 

Tudo isso, claro, alinhado às necessidades da cliente, que está cada vez mais exigente e engajada. Não tem segredo: é preciso se conectar com ela, entender as demandas e responder com velocidade. É exatamente o que o C&A Fashion Tech está fazendo.  

“É uma evolução ímpar, da qual muito nos orgulhamos.”

COMUNICAR E REGISTRAR O MOVIMENTO 

“As pessoas precisam de clareza. Por isso formatamos uma comunicação pensada para que todos os times estejam na mesma página, envolvidos. E mudamos o jeito de contar, apostamos em uma narrativa envolvente que, mais do que comunicar, ficará registrada”, explica Selda. 

Para tanto, a C&A fechou uma parceria com a The Factory, empresa especializada em Storytelling e StorySelling, que publica o Projeto Draft, o Future Health e o mais recente Hub de conteúdo voltado ao mercado ESG, o NetZero. A agência vem trabalhando um planejamento editorial completo para a C&A e ainda oferece suporte para a comunicação interna. 

A estratégia criada pela The Factory para que todos estejam a par do movimento Fashion Tech foi a produção de conteúdos mensais em forma de Infográficos, Reportagens e Entrevistas com executivos que apresentam os projetos realizados de forma didática e envolvente. 

As narrativas produzidas pela agência são publicadas internamente nas redes corporativas e ficam compiladas em uma biblioteca digital. E para reforçar o envolvimento, toda sexta-feira a The Factory dispara uma Newsletter via Comunicação Interna que convida os funcionários a acessarem os principais conteúdos da semana. 

Os números que mensuram o engajamento confirmam que a comunicação está no caminho certo. 

“Dessa forma, todo mundo sabe o que entregamos. E, ainda assim, estamos fechando 2021 com a produção de um Yearbook, um livro que deixa nosso trabalho visível, que compila todos os projetos e registra os esforços e conquistas”, aponta Selda.

O resultado desse trabalho é uma comunicação assertiva que chega a todos os times – do centro de distribuição, da frente de caixa, do escritório ao alto executivo – colocando todos a par da transformação do Fashion Tech e, mais do que isso, dando a certeza de que ela só é possível graças aos esforços de cada um.

 

E você, gostaria de desenvolver uma estratégia editorial vencedora para a sua marca? Fale com a gente. A The Factory, empresa especializada em Content Marketing e Digital Marketing, publica o Projeto Draft, Future Health, NetZero e produz e distribui narrativas de marca para clientes como Stellantis, C&A, Sodexo, 3M e Seara. Conheça todas as nossas soluções em Brand Journalism e Inbound Marketing.

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: