• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

O Presente Solidário quer estimular a cultura da doação

Dani Rosolen - 20 mar 2019 Dani Rosolen - 20 mar 2019
COMPARTILHAR

Nome:
Presente Solidário.

O que faz:
É uma plataforma que substitui presentes, brindes ou ingressos por doações para projetos sociais.

Que problema resolve:
De um lado, ajuda projetos sociais que têm dificuldade de arrecadação financeira. Do outro, pessoas e empresas que querem ter uma atuação social,  mas não tem tempo, confiança ou equipe para isso.

O que a torna especial:
Segundo os sócios, o diferencial está na está na experiência do usuário. “Ele escolhe exatamente como quer que o seu dinheiro seja gasto. Nós fazemos a governança de todo o processo, desde a curadoria das ONGs até a prestação de contas humanizada, com o envio de fotos e vídeos do impacto causado.”

Modelo de negócio:
O Presente Solidário cobra uma taxa de 12%, já incluída no valor das doações ( sendo 5%  destinado para o gateway de pagamento e 7% para os custos da plataforma.).

Fundação:
Outubro de 2018.

Sócias:
Lidia Pessoa – Cofundadora
Giselle Haimovitz – Cofundadora
Cecilia Schiera – Cofundadora

Perfil dos fundadoras:

Lidia Pessoa — 38 anos, Rio de Janeiro (RJ) é formada em Comunicação pela PUC e tem MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Foi coordenadora da ONG Sonhar Acordado, gerente de marketing na Casa&Video e diretora de atendimento na agência Fullpack.

Giselle Haimovitz — 38 anos, Rio de Janeiro (RJ)  é formado em Comunicação pela Facha. Foi coordenadora de eventos na agência 8A Marketing atendendo o Google e analista de cultura na Rio2016.

Cecilia Schiera 38 anos, Nova York (Estados Unidos) — é formada em Jornalismo pela PUC e tem MBA em Broadcast Jornalism pela New York University. Trabalhou no Wall Street Journal e CBS. Atualmente é consultora e estrategista digital do conglomerado de comunicação Hearst.

Como surgiu:
Lidia conta que a proposta do negócio surgiu em seu aniversário quando recebeu vários presentes e percebeu que não precisava de nada daquilo. “Pensei como seria legal se eu pudesse direcionar todo esse valor gasto para quem realmente precisa. Isso porque durante muitos anos, eu voluntariei em ONGs e sei a dificuldade de se arrecadar dinheiro para os projetos”, diz.

Estágio atual:
Em cinco meses de operação, a plataforma já substituiu 500 presentes, impactou  730 vidas e atendeu 320 pessoas interessadas em doar.

Aceleração:
A startup foi acelerada pela Founder Institute e pela Startup Rio.

Investimento recebido:
As sócias investiram 15 mil reais de recursos próprios no negócio.

Necessidade de investimento:
As cofundadoras não buscam aporte externo.

Mercado e concorrentes:
“Estamos em um momento de conscientização da sociedade, com o aumento de empresas e pessoas querendo fazer boas ações e participar da transformação do mundo em que vivemos. Atuamos em alguns mercados: o de doação, que conta com 56 milhões de doadores ativos, e os mercados de presentes e de eventos, que é de onde vem a nossa receita, já que vamos converter uma parte desses presentes e ingressos, em doações. Acreditamos que existam muitas oportunidades”, diz Lidia. Ela cita como concorrente indireto a plataforma Presente Consciente e sites de financiamento coletivo.

Maiores desafios:
“Nosso principal desafio é ajustar qual o melhor canal de conversão de clientes. Por enquanto, conseguimos entregar com excelência, emocionando e surpreendendo os nossos clientes. Mas ao escalar a operação precisaremos de recursos tecnológicos para continuar na mesma linha, porém mais automatizado”. afirma a cofundadora.

Faturamento:
Até hoje foram arrecadados 35 mil reais por meio da plataforma e o faturamento foi de cerca de 4 mil reais.

Previsão de break-even:
2021.

Visão de futuro:
“Queremos transformar a cultura de doação no Brasil, democratizando e facilitando a geração de impacto social. Seremos a plataforma referência para arrecadação de alimentos para eventos e de lista de presentes para aniversários e casamentos”, fala Lidia.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHAR

Confira Também: