SPONSORS:

O que são 10 minutos na vida de uma startup? (Dica: eles podem fazer toda a diferença.)

- 17 de dezembro de 2014
Navegação 3D: inovação que transformou a 8E7, uma startup recém-nascida, em fornecedora da Tecnisa
Navegação 3D: inovação que transformou a 8E7, uma startup recém-nascida, em fornecedora da Tecnisa

“A sensação ao entrar naquela sala é a mesma de apresentar a sua tese de mestrado para uma banca avaliadora, mas elevada a 15ª potência”. Foi assim que Ericsson Santos, um dos sócios da 8E7 Mídias Interativas, startup especializada em realidade aumentada e virtual, definiu a participação da sua empresa na edição de setembro de 2013 do Fast Dating Tecnisa. Como outros empreendedores, ele teve 10 minutos para apresentar o seu projeto a uma comissão de cinco executivos da Tecnisa.

Apesar do nervosismo – aplacado pelos inúmeros ensaios realizados antes da apresentação oficial – a ideia apresentada pela então recém-inaugurada 8E7 Mídias Digitais foi elogiada pelo grupo de executivos e passou a fazer parte das soluções tecnológicas da Tecnisa para apresentação online de seus empreendimentos.

Quem acessa as páginas de grande parte dos empreendimentos Tecnisa disponíveis no site da empresa tem a possibilidade de visualizar plantas em 3D e interagir com elas, percorrendo o espaço a partir de diversos ângulos e tendo a proporção real do empreendimento. Os detalhes dessas maquetes eletrônicas impressionam: paredes que levantam ou desaparecem, luzes que acendem e giros 360º graus compõem uma experiência divertida e com apelo emocional para quem está comprando um imóvel.

Clientes Tecnisa que já consideram essa tecnologia como parte natural das funcionalidades do site da construtora nem imaginam que a ideia veio de uma startup de tecnologia que mal tinha emitido a sua primeira nota fiscal.

A 8E7 Mídias Interativas nasceu em 2012 com a proposta de ser uma produtora de conteúdos digitais interativos para o setor de arquitetura, design e publicidade, desenvolvendo projetos focados em Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Controle Gestual, Maquetes Eletrônicas, Aplicativos e Games.

Formada pela dupla de irmãos, Paulo Santos, arquiteto especializado em administração, e Ericsson Santos, game designer, e por Marcel Vosylius, também game designer, a 8E7 resolveu encarar o Fast Dating após ser apresentada à iniciativa por um amigo, que viu potencial nos projetos de realidade aumentada e virtual desenvolvidos pelo trio.

Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Controle Gestual, Maquetes Eletrônicas, Aplicativos e Games - os negócios da 8E7 Mídias Interativas que foram impulsiodos pela Tecnisa

Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Controle Gestual, Maquetes Eletrônicas, Aplicativos e Games – os negócios da 8E7 Mídias Interativas que foram impulsiodos pela Tecnisa. (Leia acima: “Time to amaze”, algo como “Tempo de Encantar”.)

“No dia seguinte à descoberta do Fast Dating, pesquisamos tudo sobre a Tecnisa, selecionamos os nossos produtos e serviços que mais tinham a ver com eles e preparamos um plano de adaptação dos projetos às possíveis necessidades da construtora”, diz Paulo Santos.

Em posse dos óculos de realidade virtual produzido pela Oculus VR e com o histórico de ser uma das primeiras empresas brasileiras a ter o acessório e desenvolver conteúdo específico para o equipamento, a startup usou essa tecnologia para simular o ambiente de uma casa e permitir, por meio dos óculos, que o usuário se visse dentro do imóvel e percorresse os espaços como se estivesse lá. “Pensamos, justamente, que a aplicação deste modelo para apresentar os empreendimentos da construtora aos seus clientes poderia facilitar e inovar ainda mais a forma de atuação da Tecnisa dentro do mercado imobiliário”, diz Marcel. Somado ao conteúdo dos óculos, a ideia de um flyer contendo plantas de empreendimentos que, ativadas por um app em smartphones ou tablets, poderiam ser vistas em 3D, também foi inscrita na edição seguinte do Fast Dating e logo selecionada para a apresentação presencial.

“Foi uma oportunidade incrível! Eu desconheço empresas que tenham essa disponibilidade de abrir as portas para jovens empreendedores, dos quais nunca ouviram falar, e ainda dar a oportunidade daquela jovem empresa fazer parte do time de fornecedores de uma empresa porte da Tecnisa”, conta Paulo Santos.

Os sócios comemoram a conquista, principalmente, porque esse foi o início de uma parceria que já dura mais de um ano. “A relação com a Tecnisa é muito bacana e muito transparente. Temos a liberdade e somos estimulados a constantemente a apresentar nossas ideias e soluções, sempre com muita receptividade por parte deles. Por conta disso, outros projetos já estão sendo desenvolvidos com eles”, afirma Ericsson.

A aprovação da 8E7 Mídias Interativas no Fast Dating Tecnisa faz parte de uma feliz estatística apresentada por Denilson Novelli, gerente de ambientes digitais da Tecnisa: dos 36 projetos aprovados, 14 deles vieram de startups. “O mais curioso é que a maioria desses projetos chegou até nós entre 2013 e 2014, demonstrando o dinamismo desse segmento no Brasil e os efeitos que o fomento ao empreendedorismo tem gerado na economia brasileira, que hoje possibilita que esses pequenos empreendedores se mantenham no mercado”, diz Denilson. Um dos objetivos do Fast Dating Tecnisa era justamente gerar essa aproximação da construtora com startups inovadoras.

Hoje, a 8E7 Mídias interativas também vem chamando atenção por sua criação no mercado de games: foi a primeira empresa brasileira a criar um jogo em realidade virtual desenvolvido para o gadget da Oculus VR. O game foi utilizado pelo publicitário Roberto Justus durante uma prova do seu reality show “O Aprendiz”.

 

Leia outros posts da série Fast Dating Tecnisa no Draft.

E se você gostou da iniciativa e tem uma boa ideia para apresentar à Tecnisa, acompanhe a programação do Fast Dating Tecnisa e inscreva já o seu projeto!

3141 Total Views 1 Views Today
Veja também:

Única brasileira no K-Startup, a VRGlass mira o mercado asiático com suas soluções de realidade estendida

- 11 de setembro de 2019

Verbete Draft: o que é Internet Tátil

- 7 de agosto de 2019

Verbete Draft: o que são eSports

- 1 de maio de 2019