No fim da década de 70, o cenário brasileiro era muito diferente do que conhecemos hoje. No setor de exploração de óleo e gás, por exemplo, apenas empresas estrangeiras operavam no país. No entanto, a entrada da Ocyan no mercado de prestação de serviços de perfuração para a Petrobras ajudou a modificar o cenário nacional e gerou oportunidades de transformação para a própria Ocyan ao longo das últimas cinco décadas.
Hoje, a empresa fornece soluções para as indústrias de óleo e gás upstream offshore que tem por base a extração de petróleo no Brasil e no exterior. Por ser uma empresa comprometida com a agenda ESG e que quer fazer parte da transição energética por meio de metas de curto, médio e longo prazos neste sentido, a Ocyan busca se conectar com soluções inovadoras que dialoguem com o propósito da empresa.
Foi neste contexto que a Ocyan Waves, plataforma de inovação aberta, foi criada em 2019. Neste mesmo ano, foi realizada a primeira edição do Ocyan Waves Challenge, programa de conexão com startups para a solução de desafios operacionais que gerou a execução de 21 pilotos.
Agora a Ocyan abre um novo caminho de conexão com as startups: o Ocyan Waves Booster, que busca agora acelerar cleantechs em fase de validação. Patrícia Grabowsky, gerente de Inovação da Ocyan, explica a proposta:
“O Ocyan Waves Booster é um programa complementar ao Challenge. A ideia é dar oportunidades para startups que estão começando. Queremos propiciar um espaço de networking e gerar visibilidade para elas. Por isso procuramos por startups com potencial, apetite e interesse para participar da aceleração”.
As startups interessadas em participar do programa de aceleração da Ocyan devem ter no portfólio serviços e produtos que contemplem os temas: ar & meio ambiente; eficiência; energia limpa; e armazenamento de energia. Dentro dessas quatro temáticas, o programa propõe, também, microtemas que serão conectados às startups participantes.
O Ocyan Waves Booster foi elaborado em parceria com a Innoscience Consultoria e será dividido em cinco fases: scouting, seleção, pitch, aceleração e graduação. Durante a aceleração, que acontecerá em um período de seis meses, as startups passarão por três etapas:
Bootcamp: em que serão mapeados os negócios selecionados para as dimensões de mercado, produto, modelo de negócios, time, gestão e capital. Esta será uma etapa presencial e contemplará a realização de um diagnóstico da startup. A partir disso, será definida a trilha de aceleração personalizada.
Trilha de aceleração: etapa em que será construída a trilha de ações de inspiração, capacitação de networking para a turma de empreendedores dos negócios selecionados. Esta etapa será realizada em modelo híbrido, sendo parte presencial e parte on-line. Ela também será organizada nas seguintes dimensões: mercado, produto, modelo de negócio, time, gestão e capital.
Preparação para a graduação: momento em que as startups poderão se preparar para apresentar suas soluções ao público interno da Ocyan e a comunidade óleo & gás e energia.
O Ocyan Waves Booster tem como proposta acelerar startups cleantechs early stages e gerar oportunidades de negócios alinhados a objetivos estratégicos da Ocyan. Quer saber por que participar do programa? Confira aqui:
Mentoria com executivos seniores: As cleantechs participantes ganham a oportunidade de interação com executivos seniores e especializados no desenvolvimento e na jornada de aceleração.
Visibilidade e network: as selecionadas para o programa recebem visibilidade e networking com parceiros, além da chancela de uma grande corporação da indústria de óleo e gás.
Capital de arranque sem equity: a Ocyan oferece um capital de arranque em formato de doação de R$ 30 mil sem participação para auxiliar no desenvolvimento do produto e na jornada de aceleração das startups participantes.
Aceleração personalizada: o Ocyan Waves Booster é um programa flexível que pode ser adaptado às necessidades individuais de cada startups mediante a um diagnóstico prévio.
Potencial investimento e/ou parceria: o programa conta com um potencial de aporte financeiro em troca de equity e/ou parceria comercial para o crescimento e desenvolvimento da startup.
Assim como os demais programas de inovação da Ocyan, o Ocyan Waves Booster foi desenhado à quatro mãos, com a participação da Innoscience Consultoria. Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, comenta sobre o programa.
“O programa foi construído sob medida para a realidade das startups. Por isso contamos com a participação de mentores e com uma seleção criteriosa de conteúdos feita pelo time na Innoscience em parceria com a Ocyan. Além disso, o programa possui o diferencial de oferecer um capital de arranque em formato de doação. Nosso intuito é dar boas oportunidades para as startups, e junto com isso proporcionar à Ocyan o acesso a novas soluções e oportunidades de negócio.”
As inscrições para o Ocean Waves Booster estão abertas até o dia 10 de Junho. A seleção das startups acontece nos dias 13 a 15 de Julho, e a fase de aceleração se inicia em 18 de Julho e vai até 20 de Dezembro. No dia 31 de Janeiro de 2023 acontecerá a apresentação final dos resultados alcançados ao longo da aceleração.
Para saber mais sobre o programa e se inscrever, acesse: ocyanwaves.com/booster/
O bagaço de malte e a borra do café são mais valiosos do que você imagina. A cientista de alimentos Natasha Pádua fundou com o marido a Upcycling Solutions, consultoria dedicada a descobrir como transformar resíduos em novos produtos.
O descarte incorreto de redes de pesca ameaça a vida marinha. Cofundada pela oceanógrafa Beatriz Mattiuzzo, a Marulho mobiliza redeiras e costureiras caiçaras para converter esse resíduo de nylon em sacolas, fruteiras e outros produtos.
Aos 16, Fernanda Stefani ficou impactada por uma reportagem sobre biopirataria. Hoje, ela lidera a 100% Amazonia, que transforma ativos produzidos por comunidades tradicionais em matéria-prima para as indústrias alimentícia e de cosméticos.