Tempos difíceis são os mais propícios à inovação –especialmente para quem abraça desafios. Quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, a seguinte questão logo surgiu na BASF: como oferecer conteúdo para ajudar o mercado a continuar crescendo em tempos desafiadores?
Naquele momento, a empresa literalmente reiniciou sua maneira de pensar sobre suas interações profissionais. E agiu rápido: em abril de 2020, iniciou o Movimento Reset para compartilhar conhecimentos relevantes com parceiros do mercado de cosméticos, nutrição, saúde e automotivo.
Essa foi a solução encontrada para minimizar os impactos negativos causados pela pandemia. “O propósito era ajudar nossos clientes a se desenvolver, colaborar, pensar e agir de uma nova forma”, explica Victoria Vendramini, responsável por Marketing e Ecossistemas do onono.
“Foi a primeira vez que a BASF abriu suas discussões sobre mercado, tendência e seus webinars técnicos.”
O público aprovou. Ao longo de 2020, o Movimento Reset realizou 44 lives e criou uma comunidade com 1.371 conexões. Além dos clientes, startups, estudantes e universidades também participaram de webinars que discutiram, por exemplo, como digitalizar negócios, otimizar custos e eficiência e se tornar um influenciador digital.
A experiência fez tanto sucesso que em 2021 essa história ganha um novo capítulo. A partir de 24 de maio, entra no ar o [e]motion, um movimento que vai disponibilizar conteúdos em diversos formatos, incluindo transmissões ao vivo pela plataforma onono+.
Além dos painéis e webinars para a indústria automotiva, de cuidados pessoais e de nutrição e saúde, vai ter conteúdo novo, no formato “mito ou verdade”. As discussões serão organizadas pelo onono, responsável por convocar os profissionais dessas áreas de negócio da BASF.
“Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir com novas ideias e iniciativas que ajudem a movimentar o segmento de personal care. Nós acreditamos que, juntos, conseguiremos nos adaptar e retornar mais rápido à nova realidade”, afirma Renata Oki, diretora do negócio de Personal Care da BASF América do Sul.
As discussões realizadas no [e]motion vão se basear em quatro pilares:
Inovação
Debates e conteúdo de teor mais técnico, para incentivar o desenvolvimento profissional e inspirar novas formas de pensar.
Tendências
Discussões sobre tendências de mercado nas áreas de atuação da BASF e reflexões sobre como se adaptar ao cenário de constante mudança.
Sustentabilidade
Como agir com mais consciência ambiental e como as empresas podem atuar em conjunto por um mundo mais sustentável. Aliás, o onono vai plantar uma árvore a cada webinar realizado a partir de 2021 –e mais outras para neutralizar as emissões de carbono dos eventos realizados em 2020.
Parcerias
Parceiros e clientes vão compartilhar suas iniciativas e mostrar o valor das parcerias para aumentar o impacto das ações de uma empresa e trazer soluções originais.
O lançamento do [e]motion também marca um “esquenta” para a Semana Internacional do Meio Ambiente, que começa em 31 de maio. Os primeiros eventos realizados serão estes:
24 de maio
Webinar com profissionais da BASF sobre compras responsáveis e o compromisso do uso sustentável da palma.
26 de maio
Bate-papo sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com Ana Michi, consultora de sustentabilidade BASF, e Fabiano Porto, consultor do Instituto Regeneração Global.
8 de junho
Discussão sobre os danos de polímeros e microplásticos ao oceano para esclarecer dúvidas sobre seu uso em cosméticos e apontar alternativas sustentáveis.
10 de junho
Webinar com o expert em inovação Vinicius Bim para mostrar a evolução do Simulador de Protetor Solar da BASF.
Bateu a curiosidade? Os eventos são abertos ao público –você pode se inscrever para participar no site do [e] motion.
A pesquisadora de tendências Iza Dezon revela de que forma os sentimentos das pessoas podem influenciar o sucesso das empresas no evento online promovido pelo movimento onono-to-go
No onono, uma rede de empresas mostra como usar a tecnologia para poupar o meio ambiente e ter impacto social positivo. Descubra como essa plataforma transforma tokens em mais investimento em materiais reciclados.
Em 2 anos, o Programa Universidades já uniu mais de 300 estudantes a profissionais da empresa para encarar desafios reais do negócio --como melhorar a experiência na compra de tintas ou otimizar a gestão do frete.