Quando Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra enxergaram na fabricação de chapas de fibra de madeira no Brasil uma oportunidade de negócios, certamente eles não imaginavam que a produção resultaria em uma empresa moderna e comprometida com o bem-estar de seus clientes. Em 1950, ano em que a Dexco foi criada, “transformação digital” era um termo desconhecido, e “inovação” tinha outros significados.
Hoje, sete décadas depois de sua fundação, a Dexco, por meio das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, oferece soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Recentemente, a companhia iniciou uma jornada digital tornando-se ainda mais digital, aberta e integrada.
Uma das ações que faz parte dessa transformação é a primeira edição do Open Dexco, seu programa de inovação aberta. Desenhada em parceria com a Innoscience, a iniciativa busca potencializar o processo de integração da empresa ao ecossistema de inovação por meio de parcerias com startups e scale-ups do Brasil. Para Daniel Franco, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento de Negócios e Inovação,
“O conhecimento no ecossistema externo é muito maior do que tudo que a Dexco consegue criar sozinha e neste sentido temos que aproveitar de programas como o Open Dexco para extrairmos o máximo do ecossistema empreendedor em benefício da materialização do nosso propósito de soluções para melhor viver.”
Conheça outros projetos de inovação aberta desenhados pela Innoscience.
O programa Open Dexco reúne 10 desafios que buscam otimizar e renovar os processos operacionais e negócios já existentes na companhia. São eles:
As startups selecionadas vão participar de um Pitch Day. Uma vez aprovadas, elas passarão por um período de imersão, no qual os times terão a oportunidade de cocriar o escopo de um piloto em conjunto com o time Dexco. Ao fim do processo, deverão executar um projeto piloto (ou prova de conceito) remunerado, em ambiente comercial, para validar a aderência de suas soluções às necessidades da Dexco.
As startups participantes poderão, também, se tornar fornecedoras ou parceiras estratégicas da companhia. Para Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, essa é uma excelente oportunidade para startups se firmarem no mercado por meio da parceria com uma empresa de referência, como a Dexco.
“A Dexco tem ativos que podem ajudar as startups a testar, validar e escalar suas soluções. A companhia reúne uma gama ampla de marcas e tem canais sólidos de distribuição. As startups que participarem do Open Dexco encontrarão um programa que conta com o envolvimento de diversas áreas. Trata-se de um programa para fazer negócios”.
As inscrições para o Open Dexco estão abertas até o dia 02 de Maio. As startups interessadas podem aplicar pelo site do programa. Na segunda quinzena de maio será realizado o Pitch Day. Já a imersão acontece entre os dias 21 a 23 de Junho. O período de execução de projeto-piloto acontecerá no período entre 20 de Julho a 19 de Outubro.
Com alta taxa de sucesso dos pilotos e de contratação, o ciclo de estreia do programa de open innovation do Grupo Águas do Brasil mostra que os desafios do setor são grandes oportunidades para o ecossistema de inovação brasileiro