No ano passado, a Dexco lançou o programa de inovação aberta Open Dexco, focado em fazer negócios com startups. O propósito foi cumprido com êxito: todos os projetos-piloto da primeira rodada trouxeram bons resultados e terão continuidade.
Agora, a empresa — que reúne as marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor — abre chamada para a 2ª edição. São 11 desafios focados em dores e oportunidades estratégicas da companhia. As inscrições estão abertas até 28 de abril.
O programa é uma evolução de outra iniciativa de inovação, o Garagem Duratex, que foi lançado em 2018. “Um grande legado que o primeiro Open Dexco deixou é o fomento de uma cultura mais ágil e empreendedora internamente”, afirma Daniel Franco, diretor de Tecnologia, Desenvolvimento de Negócios, Inovação e Growth da Dexco.
Para ele, o engajamento das equipes internas em propor ideias e viabilizar os projetos junto às startups é um ponto de destaque que se mantém firme nesta edição.
A empresa tem, também, outros programas paralelos e complementares, como o Imagine, de intraempreendedorismo, que já recebeu mais de 27 mil ideias e gerou retorno de R$ 20 milhões a partir de ações realizadas pelos colaboradores. “Isso mostra a mobilização das nossas pessoas para gerar inovação”, pontua o diretor.
Inscreva sua startup na 2ª edição do Open Dexco! Clique aqui.
Daniel afirma que um dos grandes diferenciais do programa é o respeito pelo tempo e pela realidade do empreendedor à frente das startups:
“O custo do tempo para a Dexco é menor do que o custo para o empreendedor, então temos que ter respeito e muita dedicação porque esse founder pode estar deixando de fazer algum outro negócio para se dedicar ao nosso programa. Levamos a sério isso e respondemos com o mesmo nível de engajamento”
A dinâmica de fast track é outro grande trunfo, também relacionado à mobilização das equipes internas em prol da inovação. “Foi feito todo um trabalho, com várias pessoas envolvidas, para que os processos transacionais de fechamento de contrato fossem mais ágeis”, explica Daniel.
Ele ressalta que essa experiência trouxe ganhos para as startups, mas também para a própria Dexco. “Grande parte das melhorias implementadas estão sendo escaladas para o processo de compras tradicional, o que está alinhado com uma cultura de inovação cada vez mais latente na nossa empresa.”
Daniel explica que os 11 desafios elencados para a 2ª edição do Open Dexco respondem a três frentes estratégicas do negócio. “Olhamos sempre para a jornada da eficiência operacional, para o nosso relacionamento com o consumidor e o que podemos oferecer como valor e para a jornada ESG, especialmente pelo viés da sustentabilidade”, diz.
Renato Xavier de Lima, especialista em Inovação Corporativa da Dexco, conta que o levantamento interno de dores por parte dos colaboradores para compor o quadro de desafios desta edição merece destaque:
“A qualidade dos desafios mapeados e sugeridos neste ano chamou atenção, o que demonstra a maturidade do programa. Pessoas que participaram com ideias e acompanharam os projetos junto às startups [no primeiro ano do programa] voltaram com ainda mais contribuições para essa edição, e com um olhar ainda mais qualificado”
Os desafios da 2ª edição do Open Dexco são:
Renato afirma que a Dexco tem duas grandes expectativas com a nova rodada do programa de inovação. “Queremos resultados estratégicos e assertivos para o nosso negócio, assim como também buscamos startups que sejam nossas parceiras no reforço da cultura de inovação interna”.
Para Carolina Araripe, coordenadora de Inovação Corporativa da Dexco, esta 2ª edição do programa de inovação aberta resultará em ainda mais valor gerado para companhia ao expandir e conectar redes internas e externas, em um processo contínuo de cocriação entre colaboradores Dexco e startups, implementando projetos relevantes para nossa estratégia.
Quer inscrever sua startup na 2ª edição do Open Dexco? Clique aqui.
Para Daniel, o compartilhamento de conhecimento é uma grande riqueza do Open Dexco:
“A Dexco não é capaz de criar internamente sozinha o que um ecossistema inteiro pode nos oferecer. Uma grande vantagem do programa é que ele ajuda a abrir os olhos da organização para isto, ao mesmo tempo em que conseguimos, como uma empresa de mais de 70 anos de existência, contribuir com nosso conhecimento também”
A Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa, caminha ao lado da Dexco na construção do programa desde a 1ª edição. “Essa parceria é fundamental para nos ajudar a estruturar uma iniciativa assim do zero. A Innoscience entra com toda a sua expertise de mercado”, pontua Renato.
Ele destaca que o fato de a consultoria não deixar pontas soltas em todo o processo faz com que o ritmo de engajamento do time ao longo do programa se mantenha, garantindo a solidez do Open Dexco.
Sérgio Gualdi, sócio da Innoscience e head do projeto, acredita que a parceria tem potencial de gerar ainda mais resultados além dos já alcançados.
“O Open Dexco está estruturado em seis fases, orientadas por uma metodologia sólida e ágil e com entregáveis específicos, fazendo com que todos os envolvidos saibam exatamente o que precisa ser feito e o resultado esperado dentro dos prazos estabelecidos, já que o programa precisa viabilizar rapidamente o teste de novas soluções para os desafios priorizados”, explica Sérgio.
“Além disso, vale destacar que, por se tratar da segunda edição do programa e pelo nível de maturidade dos times da Dexco envolvidos na iniciativa, a tendência é que obtenhamos resultados ainda melhores neste ano”, conclui.
Que tal inscrever a sua startup no Open Dexco até 28 de abril? Clique aqui.
Com alta taxa de sucesso dos pilotos e de contratação, o ciclo de estreia do programa de open innovation do Grupo Águas do Brasil mostra que os desafios do setor são grandes oportunidades para o ecossistema de inovação brasileiro