Fazer várias coisas ao mesmo tempo é o caminho para não fazer nada direito. Diversas pesquisas já mostraram a relação entre a tentativa de sermos multitarefa e a improdutividade.
O cérebro humano, na verdade, não consegue processar duas atividades exatamente no mesmo tempo – o máximo que ele é capaz de fazer é mudar rapidamente a atenção entre duas ou mais tarefas. Isso dá apenas a impressão de que estamos dando conta de tudo.
Agora, durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas se encontraram em jornada tripla em sua própria casa, trabalhando de forma remota e cuidando dos afazeres domésticos e da educação dos filhos. Ao mesmo tempo, somos bombardeados por informações – muitas vezes desencontradas – a respeito do vírus, dos cuidados com nossa saúde e do futuro, que até ganhou um nome: “novo normal”.
Normal é sentir-se absolutamente sem concentração no meio disso tudo. Mas, como sempre, a ciência traz a solução. Reunimos no infográfico abaixo 7 técnicas que podem treinar nosso cérebro para ter mais foco. Embora relativamente simples, elas trazem ótimos resultados – e todas têm como base estudos científicos recentes.
Muito além de política pública, passou do tempo de equidade racial estar apenas na agenda de responsabilidade social de empresas no Brasil. Saiba o que grandes organizações, como a Sodexo, estão fazendo em prol dessa causa.