Nome:
Fabulous Planner.
O que faz:
Vende produtos de papelaria 100% digitais, com foco em planejamento e organização.
Que problema resolve:
Busca ajudar as pessoas a conquistar suas metas e sonhos através do planejamento digital, de maneira prática e sustentável, já que não há material físico envolvido.
O que a torna especial:
Segundo a fundadora, a empresa é pioneira no mercado de papelaria digital do Brasil. “Estamos mostrando aos brasileiros em primeira mão que a papelaria — cadernos, agendas, planners e adesivos — pode ser substituída por um tablet, com todas essas informações no mesmo lugar e ainda por cima conectada por nuvem.”
Modelo de negócio:
Vende produtos de papelaria digital por meio de seu e-commerce e também trabalha com produtos personalizados.
Fundação:
Agosto de 2020, mas começou a operar em dezembro.
Sócia:
Giovanna Michelon — CEO e fundadora
Fundadora:
Giovanna Michelon — 24 anos, São Paulo (SP) — é formada em Engenheira de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Trabalha na P&G, no Panamá.
Como surgiu:
Giovanna conta que a Fabulous Planner surgiu em plena pandemia. “Tive a ideia quando percebi que já não estava motivada nem me organizando como costumava fazer. Sempre apliquei organização e planejamento em todos os aspectos da minha vida, como estudos, trabalho, viagens e saúde.” A partir dessa percepção, ela pensou em inovar e transformar o planejamento físico das famosas agendas em um produto totalmente digital, portátil e que se preocupasse com a sustentabilidade.
Estágio atual:
A Fabulous Planner começou a vender em dezembro 2020. Atualmente, tem 40 clientes e está construindo uma comunidade através do Instagram, Telegram e Youtube, onde já soma mais de 1 000 seguidores.
Aceleração:
Não teve.
Investimento recebido:
A empreendedora investiu 1.000 reais para iniciar a empresa.
Necessidade de investimento:
Não busca no momento.
Mercado e concorrentes:
“As oportunidades são inúmeras. Como somos pioneiros, acredito que estamos abrindo uma porta de oportunidades ao país. Estamos apenas começando, mas temos diversos benefícios e nenhum ponto negativo comparado com o que já existe hoje. Além disso, apesar de os produtos serem inovadores, o instrumento pelo qual isso é possível já existe (como tablets, caneta inteligente e outros dispositivos eletrônicos), então há um mundo de oportunidades de crescimento, e com os resultados positivos que vão começar a surgir do mercado, as portas se abrirão cada vez mais. Como concorrentes indiretos, temos os e-commerces de papelaria física, já que o mercado brasileiro está acostumado com este método de planejamento”, diz Giovanna.
Maiores desafios:
“Convencer o brasileiro consumidor de papelaria que ele pode ter a mesma experiência através do mundo digital, e ainda aproveitar inúmeros benefícios, como praticidade, conexão por nuvem, quantidade infinita de folhas e cores de caneta e a sustentabilidade, um tema tão importante hoje em dia. Além disso, o preço de um produto digital é muito mais baixo”, afirma a empreendedora.
Faturamento:
1.240 reais nos primeiros três meses, com ticket médio de 31 reais.
Previsão de break-even:
Não informado.
Visão de futuro:
“Vejo a Fabulous sendo a melhor empresa de papelaria digital do Brasil e referência de negócio inovador no nosso país e no mundo.”
A startup ajuda empresas a reduzirem suas emissões de CO2 ao oferecer incentivos para os colaboradores se locomoverem de forma menos poluente, seja fazendo uma caminhada, usando bikes, veículos elétricos ou transporte público.
Com uma metodologia própria, a startup capacita catadores de materiais recicláveis, pescadores artesanais e agricultores familiares para encontrarem oportunidades na economia circular e auxilia empresas a se tornarem mais sustentáveis.