SPONSORS:

Para além do plástico: PlastCoLab ocupa Porto Alegre mostrando um novo olhar sobre o material

- 21 de junho de 2018
Segunda edição do PlastCoLab, em Porto Alegre, focará ainda mais nos aparatos tecnológicos associados ao plástico. Programação é gratuita.

“As pessoas vão se surpreender com a capacidade do plástico em viabilizar as grandes inovações”. É essa a promessa dos organizadores da edição gaúcha do PlastCoLab, um espaço de inovação que leva exposições e oficinas ao público de forma gratuita. O makerspace impossível de passar despercebido – afinal, vem no formato de um cubo mágico de 9 metros –  desembarca em Porto Alegre entre os dias 22 de junho a 1º de julho, com o objetivo de trazer ainda mais tecnologia, criatividade e diversão para os participantes.

 

Renata Verne, coordenadora de Marketing da Braskem, é quem garante que o espaço vai mostrar, de um modo criativo, as muitas utilidades do plástico e o quão inovador ele pode ser. “Mesmo as pessoas que trabalham no setor muitas vezes não reconhecem ou não evidenciam o fato de grandes inovações serem viabilizadas por ele”, diz. E os 11 dias de exposição e muita atividade em Porto Alegre prometem mostrar as inúmeras possibilidades de parceria entre plástico e tecnologia. Oficinas de minivideogame e de acessórios em acrílico são alguns dos highlights da programação que valorizam a versatilidade do material.

 

A Braskem é uma das organizadoras do evento, junto à Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST). Juntas, elas compõem o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), que já realizou uma primeira edição do PlastCoLab durante duas semanas em São Paulo, no fim de 2017. O makerspace, instalado na Avenida Paulista, coração da cidade, fez tanto sucesso que acabou inspirando a expansão da iniciativa para outros locais. Sendo a grande Porto Alegre uma região importante na cadeia do plástico, a escolha da próxima sede do PlastCoLab não foi difícil.

 

“Depois de São Paulo, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com o maior número de transformadores de plástico no país. Além disso, a cultura maker vem ganhando força em Porto Alegre”, explica Renata. Tanto é que a montagem da programação teve a participação de um agente de inovação local, o arquiteto Samuel Biron, que já foi membro da Liga de Arte e da Liga de Arquitetura de Nova Iorque.

 

Na capital gaúcha, a ideia é atrair os mais jovens. Já há, inclusive, algumas visitas agendadas com escolas locais – várias delas com cultura maker na grade curricular. Outra diferença em relação ao evento de São Paulo é que a segunda edição do PlastCoLab está bem mais focada em tecnologia. E a palestra, que antes comportava 20 pessoas, agora será diluída em conteúdos como vídeos-pílula e outros formatos com o intuito de atingir um público maior.  Os interessados em robótica e games terão muito o que aprender ao longo dos 11 dias (confira a programação completa no site), com destaque para a arena de drones.

 

“Não é só um espaço para brincar com o drone, mas para aprender sobre seu uso em diversas frentes, como o agronegócio, na identificação de focos de incêndio, busca por desaparecidos em mata fechada, entre outros”, define a coordenadora de Marketing, que reforça que o PlastCoLab leva uma programação ainda rara de ser encontrada em espaços não-especializados.

 

Ficou interessado? Então não se esqueça: o PlastCoLab acontece de 22/06 a 1º/07 no Shopping Iguatemi de Porto Alegre (Av João Walling, 1800 – Passo da Areia). De segunda à sexta, a programação rola por lá das 12h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados das 13h às 21h. A entrada se dá pelo acesso 2, no estacionamento externo. A programação é gratuita e as vagas nas oficinas são por ordem de chegada. Faça aqui sua pré-inscrição.

 

 

18271 Total Views 1 Views Today
Veja também:

Um evento inédito de inovação para crianças: a nova aposta dos criadores do Black Sheep Festival

- 18 de julho de 2019