SPONSORS:

PlastCoLab Porto Alegre abre oficina extra no último fim de semana de exposição

- 28 de junho de 2018
O makerspace enfatiza o poder de transformação do plástico e como ele pode ser um agente crucial nas grandes inovações.

 

Desde o último dia 22, quem passa pelo Shopping Iguatemi de Porto Alegre vê uma concentração de pessoas interessadas em criatividade, inovação e tecnologia – e em como o plástico pode facilitar tudo isso. São os participantes da segunda edição do PlastCoLab, que vai até dia 1º de julho na capital gaúcha.

O makerspace itinerante em forma de um cubo de 9 metros enfatiza o poder de transformação do plástico e como ele pode ser um agente crucial nas grandes inovações. Inovações estas que estão ao alcance de todos, já que o PlastCoLab tem tudo a ver com o movimento maker, que acredita no “faça você mesmo” e na ideia de que, com um pouco de criatividade e determinação, a mudança pode vir das mãos (e da cabeça) de qualquer um de nós.

O evento está fazendo tanto sucesso que a oficina de Robótica para Crianças do PlastCoLab ganhou uma edição extra na capital gaúcha, que acontece no próximo sábado (30/06). E outros destaques da programação ainda estão por vir. No dia 1º de julho, por exemplo, acontece a oficina de Genius, inspirada no clássico jogo “Genius”, sucesso na década de 80. Durante a atividade comandada por Fillipe da Silva Welausen, cada participante inscrito vai receber um kit para montar e construir um jogo eletrônico inspirado no Genius.

Além disso, o primeiro andar do PlastCoLab traz uma exposição com mãos e braços robóticos, além de robôs e obras de arte. Isso sem contar a arena de drones na área externa – um dos destaques desta edição que recebeu mais de 1700 visitantes apenas no primeiro fim de semana de exposições. “A resposta tem sido muito positiva”, diz Fernanda Maluf Leão, coordenadora de comunicação do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (​PICPlast). “Temos visto muitas pessoas de cidades vizinhas visitando o evento, muitos que se interessaram tanto pela ideia de experimentação que se inscreveram em mais de uma oficina. É uma atividade voltada para o público jovem, mas que conversa com a família toda e que desperta as possibilidades do tema como um todo”, enfatiza Fernanda em relação ao saldo positivo da edição.

O PlastCoLab é uma iniciativa da Braskem junto à Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST). Juntas, elas compõem o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), que já realizou uma primeira edição do PlastCoLab durante duas semanas em São Paulo, no fim de 2017. E já há outras cidades interessadas em receber o makerspace itinerante, mais um sinal de que há uma grande demanda do público por esse conteúdo.

“O PlastCoLab não é um lugar para olhar, é um lugar em que se pode interagir com todos os projetos da área de exposição, tocar e fazer perguntas. A resposta do público tem sido muito positiva, há muito interesse em permanecer no Cubo, o que confirma a relevância do projeto”, ressalta Fernanda Maluf.

E se você também quer fazer parte desse movimento, é só chegar: o PlastCoLab acontece até domingo, dia 1º de julho, no Shopping Iguatemi de Porto Alegre (Av João Wallig, 1.800 – Passo da Areia). De segunda à sexta, a programação rola por lá das 12h às 18h, e nos sábados e domingos das 13h às 21h. A entrada se dá pelo acesso 2, no estacionamento externo. A programação é gratuita e as vagas nas oficinas são por ordem de chegada. Confira a programação completa e se inscreva nas oficinas.

 

4482 Total Views 1 Views Today
Veja também:

Um evento inédito de inovação para crianças: a nova aposta dos criadores do Black Sheep Festival

- 18 de julho de 2019