SPONSORS:

Portal do Médico, um marketplace de equipamentos para a área de saúde

- 22 de julho de 2016

Nome:
Portal do Médico.

O que faz:
A plataforma é um marketplace exclusivo para a área da saúde, onde os usuários podem vender e comprar produtos novos e usados.

Que problema resolve:
O Portal do Médico facilita o rodízio de equipamentos de profissionais da saúde. “Sem que eles usem seu horário de trabalho para pesquisar e comprar produtos”, segundo o fundador do site.

O que o torna especial:
As compras são intermediadas por uma equipe de vendas que conhece a área da saúde e avalia os produtos anunciados.

Modelo de negócio:
O modelo é o de marketplace tradicional, no qual a startup fica com uma porcentagem do pagamento feito pelo comprador.

Fundação:
Agosto de 2014.

Sócio:
Maicon Alves dos Santos – CEO e fundador

Perfil do fundador:

Maicon Alves dos Santos – 30 anos, Rio do Sul (SC) – foi estudante de Direito e Análise de Sistemas e trancou a faculdade para tocar o negócio. Tem experiência em desenvolvimento de sistemas e trabalhou como representante comercial de uma empresa que vende equipamentos médicos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Como surgiu:
Segundo o fundador, na época em que trabalhava como representante comercial da empresa de equipamentos médicos e hospitalares, ele perdia muito tempo e dinheiro visitando pessoalmente todos os seus clientes. “Além disso, o alcance não era muito grande, eu não podia pegar os produtos usados do cliente, e os médicos normalmente não têm tempo para te atender”, conta. Então, Maicon pensou em desenvolver uma plataforma para resolver os problemas dos representantes, e também oferecer uma comodidade para médicos negociarem suas compras.

Estágio atual:
O Portal do Médico tem escritório em Lajeado (RS), no centro da cidade. Atualmente, a equipe tem quatro colaboradores e há mais de 12 000 usuários cadastrados e ativos na plataforma.

Aceleração:
Estão analisando propostas.

Investimento recebido:
Não informado. Por enquanto, os sócios-investidores pedem sigilo.

Necessidade de investimento:
O CEO está negociando com novos investidores. A segunda rodada será feita para ganhar escala no Brasil e no exterior.

Mercado e concorrentes:
“Nos últimos anos, o setor de saúde brasileiro passou por várias mudanças. Além da consolidação do número de players, mudanças significativas de market share entre as diversas empresas do segmento aconteceram”, diz o CEO. Os concorrentes, segundo ele, são as próprias empresas que produzem os equipamentos, que vendem por seus e-commerces.

Maiores desafios:
“Com certeza, é escalar. Conseguimos montar uma equipe e criar uma estrutura boa para crescer, mas não tão rápido quanto gostaríamos”, diz o fundador. Ainda em 2016, há planos de expandir a atuação do Portal do Médico para os Estados Unidos.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Não informada.

Visão de futuro:
“Ser a referência na compra, venda e aluguel de equipamentos médicos e hospitalares novos e usados”, diz Maicon.

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para mentoria@projetodraft.com e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

Veja também:

Inovação e parcerias com startups: é assim que, aos 92 anos, o Grupo Fleury realiza diagnósticos mais precisos

- 13 de dezembro de 2018