• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

Marcelo Oromendia, presidente da 3M Brasil: “A chave para ter produtos tão diversos está em nosso processo de inovação”

Marina Bessa - 9 abr 2021
Marcelo Oromendia, presidente da 3M Brasil, fala sobre inovação, sustentabilidade e futuro ao podcast Inovação em Pauta
Marina Bessa - 9 abr 2021
COMPARTILHAR

O que um post-it® e uma placa de sinalização rodoviária têm em comum? Ambos são produtos desenvolvidos pela 3M, uma das empresas mais diversificadas e mais inovadoras do mundo. Essa multinacional americana chegou ao Brasil em 1946. Desde então, seus produtos e soluções caminham lado a lado com o crescimento do país.

Os 75 anos da 3M no Brasil é o norteador deste episódio do Inovação em Pauta. No programa, Marcelo Oromendia, presidente da 3M Brasil, fala sobre o que mudou nessas mais de sete décadas, sobre os aprendizados adquiridos na pandemia e sobre os segredos que fazem uma empresa inovadora e diversificada.

Para Marcelo, a inovação é parte da cultura da 3M, e envolve a curiosidade, a escuta atenta às dores do cliente e o olhar para fora, que incentiva parcerias diversas, seja com universidades, centro tecnológicos e startups.

Ele cita também a cultura dos 15%, que garante que os funcionários dediquem 15% do seu tempo de trabalho em projetos que ele queira desenvolver.

“É parte da nossa cultura canalizar a criatividade que todos nós temos, nossa paixão, o que realmente nos move a fazer coisas”, diz Marcelo.

E isso, segundo Marcelo, tem muito a ver com o fato de a 3M ser considerada uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo.

A 3M tem 50 mil produtos produzidos em suas fábricas pelo mundo, mais de 122 mil patentes e investe cerca de 5% do valor das vendas globais em inovação — e esse valor não foi reduzido nem no contexto pandêmico. Segundo Marcelo, a 3M iniciou no ano passado uma transformação global em busca de agilidade, desenvolvimento e sustentabilidade. “Eu fico muito otimista tanto para o futuro da 3M no Brasil como para o futuro do nosso próprio país.”

Confira a conversa completa abaixo:

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: