Para fomentar a diversidade na área científica, nada mais efetivo do que destacar os talentos femininos que estão fazendo a diferença. Esta é a visão da 3M, que entregou nesta quinta-feira, 11, o prêmio 25 Mulheres na Ciência na América Latina a profissionais da região que desenvolveram pesquisas e projetos inovadores, capazes de gerar impacto positivo na sociedade e com histórias inspiradoras.
“Sem dúvida, a diversidade é essencial, vibrante e nos ajuda a construir um futuro cada vez mais justo e sustentável”, disse Marcelo Oromendia, presidente da 3M Brasil. Ele complementa:
“Como educadores, pais, líderes e como empresa, devemos fomentar iniciativas que promovam cada vez mais espaço para as mulheres nas carreiras científicas, contribuindo para a equidade de gênero na ciência e em nossa sociedade”
PARA DEFINIR AS VENCEDORAS, UM JÚRI DE GRANDES ESPECIALISTAS
Para chegar às cientistas vencedoras, a companhia recebeu inscrições entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Ao todo, mais de mil especialistas de áreas STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) se candidataram. Cada um dos projetos foi submetido à análise de um júri de especialistas e profissionais de destaque na área.
Entre os nomes que integraram a banca, estão Ana Flávia Nogueira, diretora do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) do Brasil, Diana Salazar, diretora de Geek Girls Latam, e Dora Altbir, diretora do Centro para o Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia (Cedenna) da Universidade de Santiago do Chile.
Paulo Gandolfi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da 3M para a América Latina, reforça que a organização tem na ciência o principal pilar para o desenvolvimento de produtos e soluções. Por isso, diz, é tão essencial estimular a pluralidade e a representatividade entre os profissionais da área – algo que já acontece internamente, entre as equipes da empresa, mas que ganha mais alcance com o prêmio.
“Queremos incentivar o protagonismo feminino em áreas científicas que antes eram consideradas masculinas, de modo a contribuir com o futuro das próximas gerações de mulheres”
CONHEÇA AS VENCEDORAS DO PRÊMIO MULHERES NA CIÊNCIA NA AMÉRICA LATINA
Das 25 especialistas premiadas, seis são brasileiras. Elas desenvolveram projetos nas mais diversas frentes, incluindo o uso de inteligência artificial para detectar transtornos mentais e o uso de nanotecnologia para tratar câncer do colo do útero.
Os projetos inscritos precisavam já ter sido testados, com resultados comprovados nos últimos dois a cinco anos. Para selecionar as vencedoras, o júri avaliou ainda a inovação das propostas, a importância do problema resolvido, escalabilidade e impacto na comunidade.
Conheça as cientistas premiadas:
As premiadas passarão a integrar uma plataforma com diversas iniciativas para promover a visibilidade e o networking. Entre elas, está a participação no E-book 25 Mulheres na Ciência da América Latina, mentoria com um especialista da 3M, participação no podcast Inovação em Pauta, da organização e divulgação de suas histórias e projetos no Blog Curiosidade, canal da 3M que trata de criatividade, empreendedorismo, sustentabilidade e, enfim, de ciência.
Veja o que rolou na 10a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M e conheça algumas das ideias dos estudantes que querem melhorar a vida das pessoas e mudar o mundo por meio da Ciência.
O 3M Technology & Innovation Summit 2022 abordou conteúdos ligados à cultura de inovação, economia circular, impactos climáticos positivos e urgentes, iniciativas para diversidade e inclusão... enfim, discussões valiosas para resolver desafios em conjunto.
Luiz Eduardo Serafim, head de marca, e Daniel Cirino, gerente médico do trabalho da 3M, conversam sobre a importância de colocar a saúde mental na agenda estratégica do negócio e contam o que a companhia tem feito nesse sentido.