SPONSORS:

Qual a solução ideal para sua loja online?

- 13 de abril de 2018

E, enfim, estão alinhados todos os pré-requisitos para o sucesso de seu negócio: uma oportunidade, seu conhecimento de causa, e os recursos para executá-la. A internet é o universo inevitável para quem vive em 2018 – seja para quem tem uma loja física, mas, especialmente, para quem quer empreender exclusivamente online. É nesse ponto que surge a grande pergunta: qual a solução ideal para construir sua loja digital?

A resposta certa pode economizar esforço, dinheiro e até fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Há três caminhos possíveis atualmente: as plataformas, os módulos ou o desenvolvimento próprio.

“Plataformas” são sites que oferecem serviços de domínio e conteúdo, layout e estruturas prontas. O lojista escolhe uma solução que mais se aproxime das suas necessidades, manuseia templates, cores e imagens, paga por isso (como uma assinatura mensal ou um percentual de seus negócios) e, em minutos, tem sua loja virtual montada. Nesse ramo, estão empresas como Loja Integrada, Nuvem Shop, GoDaddy e outras. Oferecem suporte, mas, por outro lado, só trabalham com soluções “pré-fabricadas”.

Num outro extremo, está a solução de desenvolver internamente seu e-commerce. Para esta, é preciso ter estrutura de programação à disposição para criar tudo do zero. A flexibilidade é total para deixar o site exatamente como o empreendedor quer e precisa. Os códigos-fontes ficam sob guarda do empreendedor para futuras adaptações e ampliações – mas o custo desse desenvolvimento pode ser grande demais para pequenos empresários na fase inicial de seus negócios.

E o caminho intermediário é o dos módulos – ou “plataformas open-source”, ou “códigos abertos” em português. O empresário parte de um sistema web aberto, como o WooCommerce ou o Magento e “monta” seu site usando módulos prontos, de acordo com sua necessidade – por exemplo, o módulo de pagamento do Mercado Pago.

Mas, afinal, qual a solução ideal para o seu negócio? Para entender melhor, conversamos com o desenvolvedor de produtos do Mercado Pago, Henrique Leite, e com o gerente de Plataformas e e-Commerce do Mercado Pago, Diego Muñoz, e preparamos o infográfico abaixo:

 

Seja qual for a melhor solução para o seu negócio – se plataforma, módulo ou desenvolvimento próprio – o importante é que o Mercado Pago tem as ferramentas para facilitar e simplificar a sua vida. Clique aqui e descubra tudo o que podemos fazer por você.

Mercado Pago - Banner Draft v1

Veja também:

De olho no nicho da alimentação saudável, a OneMarket se molda para acompanhar o próprio mercado

- 16 de maio de 2018
Lucas Marin, Henrique e Luiz queriam empreender em algo com potencial de mercado. Assim começou a história da OneMarket.

A Meia Jaca saiu do break-even para o lucro com uma coleção de meias em protesto a Michel Temer

- 17 de abril de 2018
6662 2 0
Marcelo Ribeiro e Lucas Hamu: das meias estampadas à coleção Fora Temer, que alavancou a Meia Jaca (Foto: Luís Tajes).

Verbete Draft: o que é O2O

- 28 de fevereiro de 2018
6977 0 0
O2O é a transição — ou a complementação — de uma venda do ambiente online para o offline e vice-versa. Com o avanço da tecnologia, sai na frente quem oferece o melhor modelo ao consumidor. O gigante do e-commerce chinês Alibaba, por exemplo, vai abrir um shopping físico.