Nome:
Local Confiável.
O que faz:
É um sistema de certificação sanitária para empresas com o objetivo de assegurar boas práticas em estabelecimentos de qualquer segmento.
Que problema resolve:
Serve como um mecanismo claro e amigável para a empresa divulgar normas e procedimentos; e para clientes e colaboradores identificarem e reportarem não conformidades. A startup faz uma auditoria remota da empresa, verificando as normas sanitárias levando em conta os decretos e protocolos de cada região. Se a empresa estiver em conformidade, recebe um selo que atesta o cumprimento de 100% dos requisitos obrigatórios. Após a certificação, instala ainda QR Codes em diferentes pontos do estabelecimento, por meio dos quais qualquer pessoa (seja o cliente, o colaborador ou o fornecedor) pode reportar problemas ou situações que não estejam de acordo com os protocolos de combate à pandemia.
O que a torna especial:
Segundo os sócios, o diferencial é oferecer uma fiscalização descentralizada, feita em tempo real por clientes e colaboradores. Além disso, os fundares apontam a vantagem do custo, segundo eles, dez vezes menor do que uma certificação tradicional. A startup está preparada para certificar, além da segurança sanitária, outras normas e ainda para atuar em certificações co-branded e white label.
Modelo de negócio:
O Local Confiável opera no modelo SaaS com recorrência mensal.
Fundação:
Outubro de 2020.
Sócios:
Antonio Borba — Co-CEO
Brunna Veiga — Co-CEO
Fernanda Martins — CSO
Juliano Gusso Fagundes — Board Advisor
Fundadores:
Antonio Borba — 47 anos, Recife (PE) — é formado em Engenharia Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. É CEO da Rede Magic.
Brunna Veiga — 43 anos, São Paulo (SP) — é formada em Psicologia pela PUC-PR, com especialização em Administração pela PUC-RS. Trabalhou na área de RH , People&Culture e Talent Acquisition em empresas como Caliper do Brasil, Tigre e vhsys.
Fernanda Martins — 43 anos, Curitiba (PR) — é formada em Farmácia pela PUC-PR, com especialização em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em assuntos regulatórios e ISO 9001, ISO 13485, ISO 22716. É CEO da Regulatory Consultoria.
Juliano Gusso Fagundes — 44 anos, Curitiba (PR) — é formado em Processamento de Dados pela SPEI (Sociedade Paranaense de Ensino e Informática). É COO da Rede Magic.
Como surgiu:
Segundo os sócios, a ideia da startup Local Confiável surgiu com a chegada da pandemia e foi concretizada com um forte desejo de contribuir para salvar vidas e negócios. “Acreditamos que a segurança sanitária é um novo asset e ajudando os negócios a retomarem suas atividades, ajudaremos pessoas a retomarem suas vidas com segurança”, diz Brunna. “Antes de iniciarmos a venda da certificação no mercado, trabalhamos na implantação de POCs (Provas de Conceito), considerando diversos segmentos para a avaliação e a aceitação dos clientes, colaboradores e donos dos estabelecimentos. Foram certificados restaurantes, academias, escritórios, gráficas e mercados em diferentes estados”, afirma Antonio.
Estágio atual:
O Local Confiável tem escritório físico em Curitiba e conta com 52 locais monitorados no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Aceleração:
Busca aceleração.
Investimento recebido:
Os sócios investiram 300 mil reias no negócio.
Necessidade de investimento:
A startup quer captar 3 milhões de reais para serem investidos em marketing e vendas; tecnologia; time; e despesas gerais e administrativas.
Mercado e concorrentes:
“Acreditamos que novos hábitos de consumo adquiridos durante a pandemia vieram para ficar. A segurança sanitária tornou-se algo essencial para as marcas e percebemos que os clientes e colaboradores estão sensibilizados e indignados pela falta de posicionamento das empresas. Identificamos a necessidade de direcionar os negócios, desde saber quais protocolos básicos seguir até a melhor forma de comunicar isso aos seus clientes e colaboradores”, afirma Brunna. Ela aponta como concorrentes a Certificação COVID FREE – IBES, a SafeHealth&CleanProtocol – DQS do Brasil, a Certificação Safeguard – Bureau Veritas, o Selo de Confiança – ABNT e COVID SAFE – Apcer
Maiores desafios:
“Não estamos otimistas quanto ao término da pandemia imediatamente após a população ser vacinada. O tema segurança sanitária ainda perdurará por muitos anos, segundo especialistas e estudos de mercado. Um dos nossos maiores desafios é conscientizar as empresas das necessidades sanitárias que vieram para ficar mesmo após a Covid-19”, conta Antonio.
Faturamento:
Mais de 162.600 reais em contratados firmados até o momento.
Previsão de break-even:
Em 12 meses.
Visão de futuro:
“Queremos ajudar as empresas a se adequarem às melhores práticas ESG e Compliance. Nosso plano prevê a expansão da certificação Local Confiável para além de normas de segurança sanitária e para atuação em certificações formato co-branded e white label. Nosso plano prevê melhorias no produto, permitindo oferecer também uma plataforma de treinamento e pesquisa de satisfação. Além de expandirmos para diversos segmentos e em todas as regiões do Brasil, com a conquista de mercado adquirida em 2021, lançaremos em 2022 um aplicativo Local Confiável. Ele será responsável também por atingir o mercado B2C, mostrando para os usuários os Locais Confiáveis perto da região em que estão”, diz Brunna.
A startup ajuda empresas a reduzirem suas emissões de CO2 ao oferecer incentivos para os colaboradores se locomoverem de forma menos poluente, seja fazendo uma caminhada, usando bikes, veículos elétricos ou transporte público.
Com uma metodologia própria, a startup capacita catadores de materiais recicláveis, pescadores artesanais e agricultores familiares para encontrarem oportunidades na economia circular e auxilia empresas a se tornarem mais sustentáveis.