SPONSORS:

Renegade brilha como “ator” em novo road movie de Lírio Ferreira

- 13 de junho de 2018
Em Acqua Movie, Alessandra Negrini vai de São Paulo até o Sertão pernambucano para jogar as cinzas do marido no Rio São Francisco. Na foto, à direita, o ator Antonio Haddad Aguerre, que interpreta seu filho no filme.

Cenários de tirar o fôlego, aventura incríveis, viagens e uma boa trilha sonora. São esses os ingredientes tradicionais dos chamados “road movies”, os “filmes de estrada”, como Thelma & Louise ou Easy Rider: Sem Destino. E, por definição, os carros também são elementos importantes nessas fitas, a ponto de, em certos casos, se tornarem quase protagonistas. É o caso de Acqua Movie, nova produção do diretor Lírio Ferreira (de Baile perfumado e Árido Movie), que coloca o Jeep Renegade em destaque na narrativa.

Acqua Movie foi rodado nas estradas do Sertão de Pernambuco. As paisagens áridas e as obras (inacabadas) da transposição do São Francisco foram as locações do filme, previsto para estrear comercialmente em 2019. A escolha do Jeep Renegade 4×4 na cor branca, numa parceria com o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), foi um diferencial na gravação das cenas rodadas em municípios do interior, como Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Petrolândia e Salgueiro.

“A gente precisava de um carro robusto, forte, que encarasse bem os desafios das estradas do Sertão”, diz Lírio Ferreira. “Durante as filmagens, a cor branca do automóvel registrou as cicatrizes da viagem, em poeira e lama. Isso teve um efeito visual e cinematográfico muito importante”, acrescenta.

A maioria das tomadas internas foi filmada dentro do veículo, em diálogos entre os protagonistas Duda (interpretada por Alessandra Negrini) e seu filho de 12 anos, Cícero (Antonio Haddad Aguerre). O espaço interno amplo tinha o recuo necessário para a colocação das câmeras, o que foi importante na realização das tomadas com comodidade.

Mas o Renegade não foi escolhido apenas por seu desempenho e conforto. Atributos como o espírito de aventura próprios do imaginário da Jeep também ajudaram a construir a narrativa, por se conectarem com personagem principal, Duda. “Ela é uma documentarista especializada nas tribos da Amazônia”, explica o cineasta. “É uma pessoa de personalidade aventureira e, por isso, seu carro precisa expressar as mesmas características.”

 

O Renegade branco acumulou as marcas da viagem retratada no filme: “Isso teve um efeito cinematográfico muito importante”

As gravações do filme já foram concluídas. As últimas cenas foram gravadas em São Paulo, a partir de onde a trama começa a se desenrolar, quando o pai de Cícero morre e deixa um último pedido: que suas cinzas sejam jogadas no rio São Francisco. “Inicia-se aí a jornada da mãe Duda e do filho Cícero”, diz o diretor. “Enquanto se afastam de São Paulo, viajando de carro, eles chegam mais perto um do outro. É um filme sobre reconstrução do afeto.”

Acqua Movie é mais um grande filme na extensa lista de produções cinematográficas com participações para lá de especiais de modelos Jeep e de outros marcas da FCA. Nesta lista ainda está outra produção pernambucana, o premiado documentário Atum, Farofa & Spaghetti, que registra uma viagem entre chefs de cozinha famosos em Pernambuco, também com o Jeep Renegade no elenco. Outra aparição expressiva do Renegade nas telas de cinema, desta vez hollywoodiana, ocorreu no filme Batman vs. Superman. A superprodução mostra um Batmóvel chamado de “Renegade Dawn of Justice”, totalmente preto. A versão está disponível para compra nos Estados Unidos.

Mas a afinidade entre os carros da FCA e a sétima arte é tanta que, além de render participações de vários modelos do grupo em road movies e em outros gêneros, já gerou até produtora de cinema ambulante dentro de um carro!
Criada como parte da campanha de lançamento do Fiat Toro, a Toro Filmes produziu curtas metragens dentro da picape. As narrativas dos cineastas brasileiros Quico Meirelles e Paulinho Caruso, e pelo argentino Sebastián Borensztein, tiveram produção executiva do renomado cineasta Fernando Meirelles. Os filmes Espresso, Star Goat – Os ruminantes das galáxias e La Venganza de Mamá Drone, criações da Toro Filmes, podem ser vistos no Youtube.

 

Esta matéria pode ser encontrada no Mundo FCA, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

banner fca

Veja também:

“Quando apertei o botão do térreo para ir embora, era como se apertasse o foda-se”

- 23 de março de 2018
Lusa Silvestre levou a carreira de publicitário junto à de roteirista... Até que foi demitido e o plano B virou plano A.