SPONSORS:

Seleção Draft – A definição de startup

- 17 de setembro de 2018
Existem números mínimos (e máximos) para uma empresa se considerar uma startup.

A definição de startup
Existem diversas definições de startup mas, em números, para Alex Wilhelm, editor-chefe do Crunchbase, há certos parâmetros definidores (válidos para negócios norte-americanos). Ele afirma, por exemplo, que em receita recorrente anual o valor não pode passar de 100 milhões de dólares para empresas SaaS e 100 milhões de dólares referentes ao ano anterior para os demais modelos de negócio. Já o limite de funcionários é de 500 e se baseia nos unicórnios, que geralmente têm uma média de 600 funcionários. Por fim, o editor diz que o valuation deve ser de cerca de 2,5 bilhões de dólares (isso porque, para o autor, os unicórnios, com seus 1 bilhão de dólares, estão desvalorizando o mercado!). Leia mais no link acima.

 

Liga Insights Eleições 2018
O Liga Insights criou uma edição especial em que compila os principais tópicos dos planos de governos de sete presidenciáveis sobre os temas de inovação, tecnologia e startups. Além disso, no link acima, é possível baixar um mapa com as 37 “Political Techs” brasileiras, startups que auxiliam no processo eleitoral. Na última sexta-feira, o Draft publicou uma reportagem destacando as principais  iniciativas que podem ser úteis aos eleitor antes, durante a após as eleições.

 

Sportstechs
No Medium (link acima), Daniel Silva, fundador da YNN Ventures, apresenta uma análise do mercado de startups dedicadas ao esporte — as Sportstechs — na América Latina. Realizada por sua empresa, em parceria com a consultoria alemã SportsTechX, a pesquisa aponta que 300 negócios na região se enquadram nessa definição, sendo que 59% estão no Brasil, mais especificamente em dois segmentos: futebol e fitness. O estudo também indica que existem quatro setores de atuação (organização e gerenciamento; atividade e performance; comunicação e fãs e jogos e apostas). O país se destaca no primeiro, com soluções de marketplaces para academias, ginásios e estúdios.

 

CorageN
A Natura, em parceria com a ACE, seleciona 20 pessoas (com mais de 18 anos, sem necessidade de formação educacional mínima ou específica) com perfil empreendedor para participarem do programa CorageN. A ideia é que, ao longo de 20 meses, os participantes desenvolvam uma startup interna para ajudar a empresa a lidar com seus desafios. As inscrições vão até dia 30 e podem ser feitas pelo link acima.

Veja também:

Como a tecnologia pode nos ajudar a votar melhor. Conheça algumas das principais iniciativas

- 14 de setembro de 2018