• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Seleção Draft – Adaptar e empreender

Luisa Migueres - 2 out 2015
Empreender no Brasil é uma questão de adaptação (Imagem: Ella's Dad/ Reprodução)
Luisa Migueres - 2 out 2015
COMPARTILHAR

Empreender (também) é se adaptar
Ser dono do próprio negócio tem um quê de sonho: não ter chefe, inovar e escolher a maneira de trabalhar. Mas em muitos lugares empreender é uma questão de sobrevivência mesmo. E adaptação ao meio. O texto da Inc. lista os nove países com mais empreendedores no mundo. Uganda, Tailândia, Brasil, Camarões e Vietnã estão no top 5, mas isso não quer dizer são potências quando o assunto é inovação propriamente dita, como afirma Trilby Rajna, porta-voz da Approved Index, que comandou a pesquisa: “Em países onde há mais pobreza, onde há uma taxa alta de desemprego, as pessoas começam a ver os pequenos negócios como oportunidades”. Por aqui, o estuda aponta que 13,8% da população se dedica a micro e pequenas empresas. Leia mais no link acima.

 

Hardware não é mole, mas dá para facilitar
Criar um bom hardware é uma verdadeira aventura, diz o artigo do ReadWrite. Conseguir investimento para financiar o empreendimento é uma das maiores dificuldades, mas alguns toques podem te ajudar na missão. Eis alguns erros que devem ser evitados:

1) Ir direto para a produção enquanto o design da estrutura não está 100%;
2) Tentar balancear os custos da produção sem consultar quem criou o sistema;
3) Subestimar a experiência do usuário ao criar um protótipo. Ao invés disso, pergunte-se: “o que isso resolve mesmo?”;
4) Esquecer de cogitar os custos de alta produção antes de escalar.

O texto (no link acima) traz boas dicas para não cair nessa armadilhas e ressalta a importância de encontrar parceiros que entendem as necessidades de um novo hardware no mercado. Para quem ainda está no início, o crowdfunding é uma boa opção.

 

Um sistema impossível de hackear?
Todo sistema é colocado à prova um dia, seja por instabilidade ou hackers. Mas se depender dos pesquisadores da Toshiba, isso pode beirar o impossível. A reportagem da Vice Motherboard (no link acima) fala sobre como pesquisadores estão usando a criptografia quântica — que desenvolve chaves para comunicador e receptor decodificarem suas mensagens — para tornar a comunicação por fibra ótica mais segura do que nunca. Tim Whitley, um dos cabeças do projeto, diz:

“Acredito que, em uma década, a telecomunicação ao redor do mundo estará segura usando a chave de distribuição quântica, que é uma garantia de que ninguém pode comprometer sua segurança sem que você saiba”

 

 

Pixel Show 2015
A tradicional conferência de tecnologia e criatividade este ano acontece nos dias 17 e 18 de outubro, em São Paulo. O evento vai contar com feiras, workshops e exposições, além de fazer o repeteco das Sharp Talks — um ciclo de palestras gratuitas no auditório para discutir ideias inovadoras. Entre elas, um painel do Sebrae sobre design de oportunidades. Para garantir seu ingresso, acesse o link acima. E a boa notícia para quem vai acompanhado: há desconto para grupos.

COMPARTILHAR

Confira Também: