SPONSORS:

Seleção Draft – Apenas fumaça

- 15 de dezembro de 2017
Tendência ou necessidade: estude bem as vantagens das novas tecnologias antes de adotá-las em seu negócio (Pexels/Reprodução).
Tendência ou necessidade: estude bem as vantagens das novas tecnologias antes de adotá-las em seu negócio (Pexels/Reprodução).

Apenas fumaça
Marcelo Nakagawa, professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper, questiona a superficialidade e o imediatismo das tendências trazidas pela 4ª Revolução Industrial para o mundo dos negócios. Ele acredita, sim, que a maioria das empresas precisa inovar, mas afirma que o desconhecimento na área digital acaba empurrando muitos empreendedores para “investimentos inúteis”. Seu conselho no Blog do Empreendedor, no Estadão: estudar profundamente esses temas, pois o que não faltam são especialistas em assuntos como Bitcoin e big data, dispostos a vender soluções que, na prática, podem ser apenas fumaça. Leia mais no link acima.

 

Consulte um UX Designer
No Linkedin (link acima), Kirti Khanna, consultora de marketing da desenvolvedora de apps Code Brew, fala da validade para um empreendedor de consultar um UX Designer na hora de concretizar sua ideia. Entre os benefícios de trabalhar com esse profissional na equipe, ela cita: ajudar a entender se o produto é viável, melhorar a interação do usuário, evitar erros de funcionalidade e usar o design para tornar o produto “mais do que arrojado, mas o reflexo do plano de negócios da empresa”.

 

A tendência é evoluir
“Os pitches que falharam mais vezes, acabaram se tornando os melhores.” É esta a tese de Matt Hunckler, CEO da PowderKeg (rede que conecta empreendedores, investidores e talentos de tecnologia), no Inc. Segundo o autor, esses negócios aproveitaram cada rejeição para evoluir. No texto (link acima), ele diz que, mesmo quem acredita ter um pitch afiado, sempre tem algo para melhorar e reforça algumas dicas úteis:

1) Saiba destacar a parte mais interessante de sua história;
2) Faça com que entendam — o mais rápido possível — o que você está vendendo;
3) Seja sincero em relação aos números;
4) Inspire os investidores com imagens (embora isso seja clichê, desperta emoção).

 

The University
Acontece amanhã (16), em São Paulo, a exibição do documentário University, que conta a história da Singularity University, criada pelo futurista Ray Kurzweil e pelo empreendedor Peter Diamandis, com o apoio de empresas como NASA e Google. A exibição faz parte do 2º encontro da SingularityU São Paulo Chapter, uma comunidade local que trabalha para expandir o conhecimento sobre tecnologias exponenciais. A entrada é gratuita, mas a inscrição deve ser feita antes no link acima.

Veja também: