SPONSORS:

Seleção Draft – Aposte no desconhecido

- 8 de dezembro de 2017
Abra as portas para o novo: investir em um negócio sem conhecimento prévio não é impossível, mas exige curiosidade e disposição de aprender (Pixabay/Reprodução).
Abra as portas para o novo: investir em um negócio sem conhecimento prévio não é impossível, mas exige curiosidade e disposição de aprender (Pixabay/Reprodução).

Aposte no desconhecido
Esta é a dica do artigo da PEGN, que estimula os empreendedores a investirem em áreas nas quais não têm conhecimento. O conselho vai contra os “tutorias” convencionais, mas tem embasamento, e dá como exemplo Elon Musk, que cursou Economia e hoje fabrica carros, foguetes e equipamentos de energia. O texto (link acima) destaca que conhecimento prévio facilita, mas está longe de ser garantia de sucesso. Em resumo, diz, o que vale mesmo é cercar-se de pessoas experientes e saber pedir ajuda.

 

O fenômeno Bitcoin
Pedro Doria fala sobre a ilusão da Bitcoin, que ontem atingiu a marca dos 16 mil dólares (e já se valorizou 1.500% apenas neste ano). No Estadão, ele questiona que tipo de investimento dá este nível de retorno. E a resposta é clara: nenhum. Afinal, se houvesse um país usando a criptomoeda como dinheiro corrente, a economia já estaria inviabilizada com oscilação, afirma o autor. Além disso, considera que não há no mercado interesse genuíno na compra e venda da moeda. A seu ver, é algo apenas especulativo e sem regulação, o que torna o fenômeno “a mais abstrata forma de ativo financeiro”. Leia mais no link acima.

 

Desinteresse dos VCs
O investidor Richard Moran acredita que os VCs perderam o interesse em startups e usa uma pesquisa do TechCrunch para reforçar essa tese: de 2014 para cá, o número de investimentos desse tipo caiu de 19 mil para 10 mil. No Linkedin (link acima), ele afirma que existem várias explicações para isso, mas aposta em quatro delas: ideias pouco revolucionárias, ingenuidade dos fundadores, a energia que startups exigem e o tempo de espera para escalar antes que um VC faça um novo aporte.

 

Design Leadership
No próximo dia 16, em São Paulo, acontece o workshop Design Leadership. O curso tem como objetivo a formação de liderança para designers e empreendedores que usam o design como estratégia em seus negócios. Entre os temas abordados, como garantir o sucesso de produtos digitais, validação de métricas nesse processo e panorama de várias ferramentas utilizadas para inovação em produtos. O facilitador será Anderson Gomes, head de Design na insurtech Youse. Os ingressos custam 289 reais e podem ser comprados no link acima.

Veja também: