SPONSORS:

Seleção Draft – As duas faces dos CEOs

- 22 de fevereiro de 2018
Figurão ou melhor amigo: que tipo de CEO você é? (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Figurão ou melhor amigo: que tipo de CEO você é? (Imagem: Pixabay/Reprodução).

As duas faces dos CEOs
A consultora Zheila Pouraghabagher fala, na Forbes (link acima), que existem diversos tipos de CEOs, mas que quase todos se encaixam em dois perfis básicos: o “figurão” ou o “melhor amigo”. O primeiro representa a “cara” da empresa em eventos e é pouco visto pelo s colaboradores. A autora alerta que se ele não souber usar sua simpatia no networking e se conectar com a equipe — mesmo que à distância— corre risco de perder o prestígio. Já o segundo tem o potencial de engajar facilmente o time e acompanha de perto o negócio, mas justamente por esses motivos, pode sofrer com falta de tempo, distrações e perda de foco.

 

Novos investidores
A Exame aborda um movimento cada vez mais comum: presidentes de grandes empresas abandonarem seus cargos para se tornarem investidores-anjos de startups ou conciliarem as duas funções. O texto (link acima) cita casos nacionais e internacionais de quem optou por este caminho, como Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, e destaca que, em 2017, o investimento em novos negócios feito por pessoas físicas cresceu 9% no Brasil e chegou a 851 milhões de reais (apesar da nova regra de cobrança de alíquotas entre 15% e 22,5% sobre o Imposto de Renda Retido na Fonte neste tipo de transação). Leia mais no link acima.

 

Criptomoeda oficial
A Venezuela se tornou o primeiro país a criar sua própria moeda digital, como conta o The Brief. Ontem, Nicolás Maduro anunciou oficialmente o lançamento da petro, que tem seu preço atrelado ao valor do barril do petróleo venezuelano (60 dólares). Segundo o texto, abraçar uma criptomoeda foi a maneira que o governo encontrou para tentar reerguer a economia do país em um momento de crise profunda. Mas também destaca, no link acima, que muitos analistas não viram isso com bons olhos, apontando a iniciativa como uma medida desesperada do presidente para criar uma sensação de ordem nas finanças.

 

Aceleração do Facebook
Estão abertas  as inscrições para a 2ª turma do programa de aceleração de startups de impacto social da Estação Hack, projeto do Facebook em parceria com a Artemisa. Ao todo, serão selecionados 10 negócios com soluções tecnológicas e uso de dados para promover transformações positivas. Os participantes precisam ter, pelo menos, um protótipo ou produtos lançados que precisem de rápido crescimento. Mais informações sobre  programa no link acima.

Veja também: