Como fazer brainstorm, de acordo com a ciência. A ideia de juntar várias pessoas em uma sala e pedir para todo mundo começar a dar ideias quase que aleatoriamente não funciona – apesar de muitas empresas insistirem que sim.
Diversos estudos científicos mostram que as pessoas têm mais e melhores ideias no nível individual. A vantagem do coletivo, nesse caso, é que grupos são melhores para julgar tais ideias. Com o intuito de unir o melhor dos dois mundos, a NextView Ventures sugere uma metodologia onde a pessoa primeiro desenvolve suas ideias, e depois vai testá-las em grupo. Vale ver aqui.
Curso intensivo The School of Life. A escola, fundada em 2008 em Londres, se dedica a encontrar boas ideias para o dia a dia e a explorar as questões fundamentais da vida em torno de temas como trabalho, amor, sociedade, família, cultura e, principalmente, o autoconhecimento.
Agora, entre os dias 23 e 27 de janeiro, ela terá um curso intensivo, onde todos esses temas serão abordados. O curso é liderado por David Baker, um dos principais membros do corpo docente da The School of Life. Ele é escritor, coach e consultor. Foi um dos fundadores e editores da Wired, e escreve também para diversos veículos reconhecidos. Além dele, haverá palestrantes convidados, incluindo um dos pioneiros de Mindfulness – atenção plena – no Brasil, Stephen Little, o artista Paulo Von Poser, a contadora de histórias, Ana Luiza Lacombe, entre outros.
O curso acontece na Vila Madalena, em São Paulo. As aulas são ministradas em inglês e custam 3 mil reais. Mais informações aqui.
Em memória de Aaron Swartz. Na última segunda-feira, o suicídio de Aaron Swartz completou dois anos. Sua morte, apesar de trágica, não é o que merece destaque – mas sim o que ele fez durante a vida.
Swartz lutou pelo que acreditava: por direitos e por acesso a informação. Em sua memória, um amigo próximo escreveu um ótimo texto lembrando como podemos honrá-lo, seguindo os bons exemplos que sua história invoca:
1) Ser sempre curioso
2) Não aceitar as coisas sem questioná-las
3) Ser bom em algo e usar esse conhecimento para fazer a diferença
4) Reconhecer qual a maior mudança que você pode causar no mundo
5) Valorizar a vida sempre
Mapatona de ciclovias de São Paulo. O pessoal do Código Urbano está convocando ciclistas a ajudarem a mapear as ciclovias da capital paulistana nesse próximo domingo.
O evento é gratuito e aberto. Os participantes terão uma pequena oficina de como utilizar a infraestrutura cicloviária do OpenStreetMap, mapa de código aberto, e então sairão pedalando. É uma boa forma de aproveitar seu rolê de bike ao mesmo tempo que traz utilidade pública à cidade. Mais informações aqui.