CEOs velocistas
O StartSe (link acima) reproduz um estudo publicado na Harvard Business Review Brasil que analisa o perfil de quem chegou à liderança mais rápido do que a média. Segundo o “Projeto Genoma do CEO”, os chamados “CEOs velocistas”, geralmente, são impulsionados por três “catapultas”: paciência para crescer (60% desempenharam uma função inferior em algum momento), salto de carreira em pouco tempo (cerca de 33% disseram sim às oportunidades mesmo quando elas pareciam impossíveis) e “herança de uma bagunça” (30 % assumiram o comando de equipes desestruturadas que precisavam de ajuda).
Ninguém está imune
Guilherme Horn, Digital Innovation Partner da Accenture, analisa como, pouco a pouco, as grandes empresas foram perdendo a conexão com o mundo externo por buscarem inovação apenas dentro das próprias organizações, realizarem melhorias incrementais em produtos já existentes e fecharem seus laboratórios de criação para reduzir custos — com o aumento da concorrência. Na Época Negócios (link acima), ele afirma que que isso abriu espaço para que a disrupção passasse a vir de fora, ou seja, das startups, que englobaram as mais diversas áreas. Ele destaca:
“Nenhum setor está imune a esse movimento. E aqueles que ainda não se deram conta de que são parte deste processo correm o risco de acordarem tarde demais”
Empoderando empreendedoras
“Será que o empreendedorismo não poderia acelerar o processo de empoderamento feminino?” É este o questionamento de Ricardo Mollo, CEO da Brain Business School, no Blog do Empreendedor, no Estadão. Ele afirma: “Iniciar um negócio diminuiria a dependência da figura masculina e traria independência em relação ao seu futuro”. Ele cita que, em 2016, cerca de metade dos negócios foram abertos por mulheres, mas poucas se tornam médias ou grandes empresas e alerta que para quebrar esse ciclo é preciso superar padrões culturais, o preconceito familiar, o conservadorismo e as travas do moralismo. Leia mais no link acima.
Jornada da Motivação Genuína
Vai até o dia 16 o prazo para se inscrever na Jornada da Motivação Genuína, um programa de desenvolvimento das habilidades socioemocionais que busca ajudar no processo de reflexão sobre propósito de vida. Ele é composto por seis encontros semanais em que serão abordados os seguintes temas: “o que minha história diz sobre mim”, “quais as crenças que me limitam”, “o que é inegociável para mim”, “que imagem eu transmito ao mundo”, “qual a minha obra” e “quais as habilidades que preciso desenvolver, as pessoas em quem posso confiar e os recursos disponíveis”. O investimento é de 1.391 reais. No próprio dia 16, às 19h30, haverá uma palestra introdutória gratuita com sorteio de bolsas para quem indicar amigos. Mais informações no link acima.