SPONSORS:

Seleção Draft – Como começar zerado

- 21 de março de 2019
Mesmo de bolso vazio, é possível dar os primeiros passos no desenvolvimento de uma ideia de negócio.

Como começar zerado
A falta de grana não é um obstáculo intransponível se o empreendedor tiver uma boa ideia. Começar uma empresa com pouco — ou nenhum dinheiro — requer muito trabalho e paciência, mas não é impossível, como diz Simon Slade, CEO da Affilorama (comunidade de treinamento em marketing). Para dar os primeiros passos, mesmo com os bolsos vazios, ele recomenda, no StartupNation: encontrar pessoas talentosas que tenham o mesmo sonho que o seu, não deixar o trabalho fixo (pelo menos por enquanto), investir no marketing boca a boca, não ter medo de pivotar sua ideia e aceitar os desafios que virão. Leia mais no link acima.

 

Inova Simples, queremos
O Plenário do Senado aprovou ontem um projeto que cria a Empresa Simples de Crédito e o Inova Simples. O texto ainda precisa passar pela sanção presidencial mas, se aprovado, uma das medidas vai simplificar a vida dos empreendedores na hora de abrir ou fechar uma startup. Segundo o FintechLab (link acima), a proposta do Inova Simples é estimular a formalização, o desenvolvimento e a consolidação das empresas de inovação. Na prática, usando apenas algumas informações cadastrais, o fundador poderá fazer a abertura ou dar baixa no CNPJ de sua empresa por meio do portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro da Legalização de Empresas e Negócios.

 

Escolha bem sua companhia
É impossível estar em constante “lua de mel” com seu sócio cofundador mas, dependendo de quem você escolher para te acompanhar na jornada empreendedora, dá para ter uma ideia do que te espera. No Medium, o gerente de produtos A. Deller traz dicas de que tipo de pessoas evitar na hora de buscar um parceiro. Ele diz, no link acima, que se o empreendedor já tem um forte vínculo emocional com o possível cofundador, talvez seja melhor repensar a parceria, pois a relação será submetida a um forte estresse. Se não conhece o “pretendente”, mas já ouviu falar mal de seu temperamento, melhor prevenir-se de surpresas. A sociedade também corre risco se o aliado tiver as mesmas habilidades que as suas — e nada a acrescentar. No final, fala o autor, não há fórmula secreta, mas a aliança perfeita tende a acontecer quando os sócios respeitam uns aos outros e o que fazem juntos.

 

Aceleração Sevna
Vão até 14 de abril as inscrições para o 7º ciclo de aceleração da Sevna, localizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A aceleradora busca startups na área de tecnologia em estágio inicial e que precisam de ajuda para dar os primeiros passos e empresas em estágio de crescimento que desejam ampliar sua participação de mercado. O programa tem duração de quatro meses e as selecionadas receberão até 180 mil em investimentos e até 300 mil reais em benefícios. Mais informações no link acima.

1549 Total Views 1 Views Today
Veja também: