SPONSORS:

Seleção Draft – Coração de líder

- 24 de setembro de 2018
Um líder guiado pelo coração tende a ser melhor, no longo prazo, para as empresas.

Coração de líder
Existem líderes que sabem comandar pelo coração e, outros, apenas pela razão. No Inc. (link acima), John Eades, CEO da LearnLoft (organização focada no desenvolvimento profissional), aponta sinais que diferenciam um tipo do outro além de afirmar que o “estilo coração” é o mais vantajoso para qualquer empresa. O que caracteriza esse tipo de líder?

1) Não foca apenas na disciplina, mas também nas relações com seus colaboradores;
2) Admite quando está errado;
3) Responde positivamente em situações desafiadoras;
4) Coloca os interesses do grupo acima dos seus.

 

Falhei e agora?
O investidor Maynard Webb compartilha dicas do que um fundador deve fazer caso a sua startup venha a falhar, superando a crise com “graça e dignidade”. Na Fast Company, ele diz que o primeiro passo é sair da “zona cinza”, ou seja, pivotar, reestruturar o que for necessário, mudar o foco (em resumo: simplesmente, agir!). Ele também fala, no link acima, que é preciso saber a hora de abandonar uma ideia, além de tratar as pessoas como gostaria de ser tratado (avisando o quanto antes investidores, colaboradores e clientes sobre a situação da empresa, por exemplo). Por fim, indica pensar bem antes de iniciar outra empreitada: Há estômago para iniciar um novo negócio?.

 

AI sem preconceitos
No link acima, o Inova.jor fala que quando a AI é mal aplicada ela pode automatizar injustiças e discriminações, ainda que o artigo cite iniciativas como o software Trust and Transparency, lançado semana passada pela IBM, que busca detectar e anular tendências preconceituosas. Já o Gizmodo questiona se seria possível criar um sistema de reconhecimento facial não-racista (pois a tecnologia atual é menos precisa em pessoas de pele negra). Por fim, na Singularity University, Ben Goertzel, CEO da rede descentralizada de inteligência artificial SingularityNET, destaca como podemos incutir na AI o melhor dos valores humanos. Ele conta sobre um projeto em que robôs humanoides são usados para conduzir processos de meditação e outros exercícios focados em liberar o potencial humano de amor e compaixão.

 

Around the Block
A startup non-profit Paratii, em parceria com a BossaNovaFilms, lançou o primeiro episódio de “Around the Block”, uma websérie documental sobre tecnologia, descentralização e política. Entre os entrevistados do filme estão nomes de peso em blockchain e criptomoedas, como Zooko Wilcox (criador do Zcash), Gavin Wood (cofundador da Ethereum) e Don Tapscott (pesquisador e autor de Blockchain Revolution). O material, dividido em quatro partes, será distribuído online e de forma gratuita ao longo de toda a semana, no link acima.

Veja também: