SPONSORS:

Seleção Draft – Cultura da curiosidade

- 12 de julho de 2018
Ser curioso não é só bonitinho: pode fazer bem para sua startup.
Ser curioso não é só bonitinho: pode fazer bem para sua startup.

Cultura da curiosidade
Na Havard Business Review, os pesquisadores Tomas Chamorro-Premuzic e Josh Bersinfala escrevem sobre como despertar uma cultura da curiosidade e de aprendizagem constante na equipe. No texto (link acima), eles mencionam uma pesquisa que diz que organizações que estimulam este comportamento têm 30% mais chances de se destacarem em seu setor e, ainda, dão quatro dicas básicas para um fundador criar esse mentalidade em seu time: recompensar a busca por novos conhecimentos (não apenas com promoções, mas incentivando o pensamento crítico), dar mais feedbacks, desafiar-se como líder (mostrando, na prática, o que espera do grupo) e, por fim, contratar pessoas com esse perfil em vez de focar apenas em treinamento.

 

Você está ouvindo?
Kara Goldin, CEO da produtora de água saborizada hint, diz que é fácil um negócio perder contato com seu cliente e deixar de escutá-lo — ainda mais quando seu negócio funciona no modelo B2B. No Entrepreneur (link acima), ela aponta razões para uma startup não perder de vista o vínculo com seu consumidor final. São elas:

1) Coletar dados para melhorar seu produto;
2) Usar a satisfação do usuário a seu favor (com testimoniais, por exemplo);
3) “Sair da bolha” e ouvir novas opiniões;
4) Desfazer mal entendidos e, se preciso, preparar-se para pivotar.

 

Mão de obra para as catarinenses
Apesar de ser o estado com a maior proporção de startups do país (segundo dados da ABStartups), falta mão de obra para esses negócios. Alexandre Souza, gestor do Sebrae SC, diz, na PEGN, que muitas startups catarinenses têm vagas abertas há meses e enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados. Para resolver esta questão, ele destaca, no link acima, a necessidade de apoio de mais universidades e investidores. E afirma:

“Precisamos focar ainda mais na geração de negócios com visão nacional ou global. Isso vai atrair mão de obra qualificada”

 

Human@s de Negócios
No dia 1º de agosto, acontece, em São Paulo, o lançamento do projeto Human@s de Negócios. O objetivo é compartilhar histórias de homens e mulheres que estão transformando o ecossistema empreendedor e que têm suas trajetórias contadas no livro de mesmo nome do evento (com previsão de lançamento em 2019). No encontro, o autor da publicação Rodrigo Cunha entrevistará o casal Claudio Sassaki, CEO da Geekie, e Maure Pessanha, diretora executiva da Artemisia. Além disso, o pesquisador Ichiro Takahashi fará uma palestra sobre  liderança e sabedorias ancestrais. O evento é gratuito, mas está aberto a eventuais colaborações de 60 ou 120 reais. Mais informações no link acima.

Veja também:

Verbete Draft: o que é Pipeline de Talentos

- 10 de outubro de 2018
663 0 0